Partilhar
Feed RSS
Adicionar aos Favoritos
Enviar página a um amigo
Imprimir página
Converter página em PDF
Facebook
Balcão Único Turismo
Cavaleiro (1) VN Milfontes (4) Furnas Carvalhal Campo (4) VN Milfontes (1) VN Milfontes VN Milfontes (2) Barragem (1) Odemira (3) Odemira (1) Floresta (1) Odemira Rio Mira (1) Rio Mira Zambujeira do Mar Barragem Floresta Cavaleiro Campo (2) Malhão Odemira (2) VN Milfontes (3) Almograve Campo Campo (3) Campo (1)
canto
Top

Obra para eliminar risco de cheias em Sabóia

24 de Setembro, 2013
Saboiacantocantocantocanto
A Câmara Municipal de Odemira aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a empreitada da obra de regularização do Barranco do Ameixial e de requalificação da zona baixa de Sabóia, num investimento superior a 1 milhão de euros, que pretende eliminar o risco de cheias naquela localidade do interior do concelho.

A obra tem o valor base de 1.021.745,81€ (valor acrescido de IVA), com o prazo de execução de 420 dias. Após todos os procedimentos do concurso público, a obra deverá ter início em março de 2014. A autarquia vai apresentar candidatura deste projeto para financiamento comunitário ao programa QREN/ POVT – Programa Operacional de Valorização Territorial.

A deliberação foi tomada por unanimidade em reunião de câmara realizada no dia 19 de setembro. O projeto recebeu parecer favorável por parte da ARH – Administração Regional Hidrográfica do Alentejo, uma vez que grande parte da intervenção será realizada numa linha de água que atravessa a localidade.

O projeto prevê a regularização do Barranco do Ameixial e a requalificação da zona baixa de Sabóia, com o objetivo de eliminar o efeito das cheias naquela zona, que já foi alvo de cheias em 1997, 2006 e 2009. A povoação é atravessada pelo Barranco do Ameixial ao qual confluem 3 afluentes entre a EM 552 (zona da rotunda) e o cemitério.

Neste sentido, a autarquia mandou elaborar os estudos e projeto de intervenção da zona, que prevê a qualificação da Baixa de Sabóia em contrapartida a um simples canal de atravessamento da povoação. A obra prevê também a remodelação das redes urbanas de esgotos e águas pluviais.

O projeto foi apresentado em sessão pública para a recolha de contributos no passado dia 19 de abril de 2013 em Sabóia na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Sabóia.

Após a ponderação dos contributos e correção das recomendações da ARH do Alentejo, foi submetido a parecer desta entidade em julho, tendo sido aprovado esta semana e de imediato lançado a concurso.

Ficheiros anexos

Mais imagens

Bottom
CÂMARA MUNICIPAL DE ODEMIRA
Praça da República
7630-139 Odemira
tel 283 320 900 | fax 283 327 323
e-mail geral@cm-odemira.pt
Powered by NetMunicípio