Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Qualidade da Água

 QUALIDADE DA ÁGUA

Assegurar a qualidade de água para o consumo humano, constitui um objetivo primordial do Município de Odemira, de forma a proteger a saúde, e salvaguardar a sua utilização sustentável.
No sentido de garantir a qualidade, periodicamente são efetuadas análises, de acordo com a legislação em vigor o D.L. 306/2007, de 27 de Agosto. 

Ao longo do ano, são efetuadas recolhas previamente calendarizadas, em vários pontos de amostragem pré – estabelecidos, nos vários sistemas de abastecimento. Estes pontos de amostragem, bem como, os parâmetros a analisar e a sua frequência, são definidos num Programa de Controlo da Qualidade da Água para consumo humano (PCQA), que todos os anos, é elaborado pela entidade gestora e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que é a autoridade competente para a coordenação e fiscalização da legislação que regula a qualidade da água para consumo humano.

De acordo com a atual legislação, são definidos conjuntos de parâmetros, que variam em função da natureza, da origem das águas (subterrâneas ou superficiais) e dos processos de tratamento utilizados, que se distribuem nos seguintes grupos: Parâmetros de Controlo de Rotina 1, Parâmetros de Controlo de Rotina 2 e de Controlo de Inspeção.

Sempre que se verifique algum incumprimento, ou seja, sempre que os valores ultrapassem os limites recomendados, são comunicados imediatamente à autoridade de saúde e a ERSAR, sendo simultaneamente tomadas as medidas corretivas consideradas adequadas.
Controlo Analítico da Qualidade da Água para Consumo Humano
ODEMIRA CONQUISTA SELO DE QUALIDADE DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO

Selo de Qualidade

selo 1Odemira destacou-se pela qualidade exemplar de água para consumo humano em 2017, tendo sido uma das 117 entidades gestoras distinguidas nos "Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017", na 12ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 7 e 8 de novembro, em Lisboa. Esta é uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.dade de serviço relativos a 2016.

Foram atribuídos selos de qualidade para os serviços de águas nas categorias de abastecimento público de água (em alta e em baixa), saneamento de águas residuais urbanas ao consumidor (serviço em baixa) e selos de qualidade exemplar de água para consumo humano. Nesta edição foram considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.

Voltar ao topo