Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Trio Odemira

Trio_OdemiraO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito ao Trio Odemira, tendo em conta o importante papel que tem desempenhado ao longo dos seus 50 anos de carreira artística e na divulgação do nome de Odemira em Portugal e no Mundo.

Os irmãos Carlos e Júlio Costa, com um terceiro elemento que tem variado ao longo dos anos, têm levado a música romântica e o nome de Odemira aos quatro cantos do Mundo. Pode mesmo afirmar-se que foram e são verdadeiros embaixadores de Odemira no Mundo.

Se a carreira e o sucesso os afastaram de Odemira, o seu coração está sempre ligado à terra que os recebeu em crianças, quando a família se estabeleceu na vila, em janeiro de 1943, quando adquiriu uma tipografia, vindo mais tarde a lançar o jornal “Odemirense”.

A emoção de Júlio e Carlos Costa quando recordam a sua juventude em Odemira, e que transmitem quando visitam a vila, demonstra o sentimento que une o Trio Odemira à vila.

O conjunto Dois Odemira surgiu em 1945, quando venceram um concurso de novos talentos, promovido pelo programa radiofónico "Companheiros da Alegria", de Igrejas Caeiro, que os tratou como “Os de Odemira”. O disco que gravaram com o tema "Rio Mira" tornou-se um grande sucesso. Criaram o Trio Odemira com a entrada de José Ribeiro, músico que acompanhou o grupo durante 22 anos. Sucederam-se os discos, êxitos, contratos, digressões pelo mundo, participações em programas de televisão. E ainda hoje têm um público fiel, basta ver as audiências dos programas de televisão onde participam.

O Trio Odemira tem 1.228 canções gravadas, 122 discos, participaram em 19 programas especiais de televisão, contando com cerca de 200 participações em programas naquele meio de comunicação social.

Neste sentido, o Trio Odemira, os irmãos Carlos e Júlio Costa - verdadeiros pilares do grupo, são merecedores do galardão atribuído.


Odemira, 25 de abril de 2008