Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

José Joaquim Costa Poeira

Jose_Joaquim_Costa_PoeiraO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito a José Joaquim Costa Poeira, natural de Odemira, dedicando-se desde cedo ao ciclismo e construindo uma carreira de sucesso, tanto a nível individual como coletivo e como Selecionador Nacional.

José Joaquim Costa Poeira nasceu em Odemira, em 20 de maio de 1959. Ingressou no ciclismo em 1977, na equipa de Almodôvar, onde se manteve na categoria de juniores até 1978, tendo, logo no primeiro ano, conquistado o título de Campeão Regional do Algarve.

Entre 1979 e 1981 representou a equipa de Pinheiro de Loures, na categoria de sub-23 e, em 1982, ingressou na categoria de Elite no Coimbrões, de onde, no ano seguinte, transitou para o Lousa/Trinaranjus, onde permaneceu até 1986. Em 1984, venceu a última etapa do tradicional circuito do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras, ao serviço do Lousa/Trinaranjus.

Em 1987, ingressou na equipa da Sicasal/Acral, onde terminou a sua carreira competitiva em 1991. Permaneceu naquela equipa, até 1995, como Diretor Adjunto, missão que continuou a desempenhar na Federação Portuguesa de Ciclismo, onde passou a desempenhar o cargo de Selecionador das categorias de juniores e cadetes. A partir de 2001, ascendeu a Selecionador Nacional das categorias Elites, Sub-23, Juniores e Cadetes.

Durante toda a sua carreira, como praticante, participou em dez Voltas a Portugal, uma no Coimbrões, quatro no Lousa e cinco na Sicasal. Foi sempre um corredor de equipa, cuja principal função era trabalhar para o coletivo, sem pretensões de caráter individual.

No plano internacional, são de destacar especialmente as participações na Volta a Espanha pelas equipas do Lousa (1985) e da Sicasal (1989 e 1990).

Como selecionador, participou em 16 Campeonatos do Mundo e em três Jogos Olímpicos, além de outras presenças em Campeonatos da Europa.

No balanço geral, de todas as participações da seleção em Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e Europeus, saldou-se pela conquista de oito medalhas, com destaque para o título de vice-campeão olímpico conquistado por Sérgio Paulinho nos jogos de Atenas, em 2004.

Homem simples, humilde, dedicado e trabalhador, muito nos honra pelos resultados e prestígio alcançados.

Face ao exposto, e pelo enorme contributo que tem prestado ao ciclismo e ao desporto em Portugal, o ilustre Odemirense José Joaquim Costa Poeira é justo merecedor da Medalha Municipal de Mérito.

Odemira, 25 de abril de 2012