Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

António Manuel Camilo Coelho

Antonio_Manuel_Camilo_CoelhoO Município de Odemira atribui a Medalha de Honra Municipal a António Manuel Camilo Coelho, natural de Zambujeira do Mar, onde desde muito jovem se interessou pela música, pela sua terra e pela política.

Foi funcionário municipal durante vários anos e, após uma passagem por Angola, regressou em meados da década de oitenta. Em 1993 decide-se pela intensificação da sua ação política, candidatando-se a Presidente da Câmara nas eleições autárquicas de 1993, mandato que haveria de exercer na oposição. A 12 de outubro de 1997 foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Odemira, pelo Partido Socialista.

Seria o primeiro de três mandatos consecutivos como Presidente da Câmara, entre 1998 e 2009, exercendo o cargo com determinação e empenho, dignificando o cargo e a história do mesmo, o que lhe valeria o reconhecimento entre os seus pares, do qual o melhor exemplo é o da eleição como Presidente da Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano - CIMAL, que exerceu entre 2005 e 2009, com distinção e honra, ao serviço do Alentejo Litoral e claro, de todos os odemirenses.

Homem, simples, afável, de sorriso constante, de trato fácil, exerceu as suas funções de forma distinta, afirmando em Odemira uma forma de fazer política suportada no diálogo, na delegação, na descentralização e na conciliação. Ao longo dos 12 anos em que liderou os destinos da Câmara Municipal, o concelho de Odemira consolidou a sua população, cresceu em qualidade de vida, projetou-se e afirmou-se no contexto regional.

António Camilo decidiu desde o início do seu terceiro mandato que esse seria o seu último, e apesar de a lei lhe permitir nova recandidatura, demonstrando de forma inequívoca o seu desprendimento ao exercício do poder, a sua consciência cívica, o sentido do dever cumprido. António Camilo granjeou a admiração, reconhecimento local, regional e até nacional, pelo trabalho realizado em Odemira. Constitui, assim, um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça e valorize, publicamente, o papel e a ação que António Camilo demonstrou enquanto Presidente de Câmara Municipal de Odemira, na construção de um projeto que apelidou “de todos os odemirenses”.

António Camilo é exemplo para todos de Dedicação, Competência e Mérito, sendo merecedor do mais alto galardão do Município de Odemira. Pelo reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho e obra, ao serviço da comunidade, António Manuel Camilo Coelho é merecedor da Medalha de Honra do Município de Odemira.

Odemira, 25 de abril de 2013