Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Banda Filarmónica de Odemira

banda_filarmonica_odemiraO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito à Banda Filarmónica de Odemira, cuja existência se deve a um sonho antigo de Manuel Maria dos Reis, que tudo fez para que se tornasse realidade. Manuel Maria dos Reis conseguiu, em 1989, com a sua persistência e determinação, e com o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Odemira à época, o Dr. Justino Santos, dar os primeiros passos para a criação da Banda Filarmónica de Odemira, com a criação da Escola de Música.

As primeiras aulas foram lecionadas no dia 5 de dezembro de 1989, na sala das Juntas de Freguesia de S. Salvador e Santa Maria, pelo Professor Policarpo Guerreiro Godinho. Com um espaço para as aulas de música, com um professor e com uma afluência de miúdos interessados em aprender música, estava ganha a primeira de muitas etapas.

Foram solicitados apoios a diversas entidades para a sua aquisição dos instrumentos. Muitas portas foram fechadas, mas com muita determinação, com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, das Juntas de Freguesia do concelho, com donativos de empresas e de populares foram adquiridos os primeiros instrumentos. No dia 15 de dezembro de 1990, um ano após o início das aulas de música, os Odemirenses viram pela primeira vez a Banda sair à rua, sob a batuta do Maestro Policarpo Guerreiro Godinho. Ficou este como o dia da sua fundação, tendo as primeiras atuações decorrido sem fardamento, que só um ano mais tarde seria adquirido.

Devido à grande afluência de jovens, a banda foi instalada na sede da antiga Sociedade Recreativa Odemirense. Cerca de quatro anos mais tarde o espaço tonava-se pequeno, tendo sido estabelecido um acordo com a Direção Geral de Saúde de Beja, que autorizou a realização de obras de beneficiação na Casa do Povo, para instalação da Banda Filarmónica, sendo ainda hoje a sua sede.

A qualidade das atuações e reconhecimento obtido tiveram como resultado o acréscimo de solicitações, com destaque para a participação no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense, no Festival de Bandas do Litoral Alentejano, no Jubileu dos Músicos no Santuário de Fátima e na Comemoração do 1º de Dezembro, em Lisboa, onde representou o distrito de Beja.

A Banda Filarmónica de Odemira organiza todos os anos um encontro de Bandas, evento que tem contado desde sempre com o patrocínio da Câmara Municipal. Em dezembro último comemorou os 25 anos, no Cineteatro “Camacho Costa”, numa atuação onde apresentaram a sua nova farda.

Para Odemira a sua Banda é também uma referência, que tem dignificado o concelho de Odemira, em todo o país e no estrangeiro. Por este exemplo de serviço público, de dedicação de todos os que contribuíram para o seu crescimento, e para o bem-estar e qualidade de vida da comunidade local, o Município de Odemira deve-lhe um reconhecimento público, pelo que atribui a Medalha Municipal de Mérito à Banda Filarmónica de Odemira.
 
Odemira, 25 de abril de 2015