Setembro Cultural: Um mês dedicado à cultura

O Município de Odemira vai, mais uma vez levar a cabo a iniciativa Setembro Cultural que tem como objetivo promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população, visando o reforço da sua memória e identidade coletiva, a formação de novos públicos e a dinamização dos territórios pelas artes.

Em Odemira, ao longo de todo o mês de setembro vão decorrer espetáculos musicais, cinema ambulante, animação de rua, teatro, exposições de pintura ao ar livre, jornadas do património a par da comemoração do Dia do Município e da tradicional festividade religiosa, bem como o aniversário da biblioteca municipal.

As atividades incluem a comemoração 16.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, nos dias 2 e 5 de setembro, que irá proporcionar a toda a população uma programação diversificada com muitas surpresas.

A vila de Odemira vai ser palco para o 1.º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, dinamizado pela Banda Filarmónica de Odemira, com a Apresentação dos Grupos de Câmara e o Concerto Final, nos dias 2 e 3 de respetivamente.

O Centro de Valorização da Cultura Local em Odemira acolhe entre os dias 6 e 30 de setembro a Exposição “Instrumentos de Corda Artesanais de Daniel Luz”.

O dia 8 será de festa com a realização da V Sessão Solene do Dia do Município na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, bem como a homenagem à Padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais e Circo Aéreo Acrobático, nos dias 9 e 10, 11 de setembro, respetivamente. Ainda no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, está agendada para 24 de outubro uma exposição de pintura “Em Louvor das Mulheres”.

Nos dias 17 e 18 de setembro artistas de diversas nacionalidades vão trabalhar ao vivo junto à zona ribeirinha de Odemira na iniciativa “Arte no Rio”. De 23 de setembro e até 14 de outubro, realiza-se mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira com várias exibições de grupos de teatro do concelho.

As Jornadas do Património, com o tema “Comunidades e Culturas”, assinalam-se nos dias 23 e 24 de setembro, com iniciativas no Portinho do Canal em Vila Nova de Milfontes.

Estas iniciativas a par dos espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, bem como a 2.ª fase do Ciclo de Cinema nas Aldeias 2016 que leva ao longo do mês de setembro diversas localidades do concelho de Odemira o filme “Um Santo Vizinho”, e da Exposição Coletiva da Sopa de Artistas com trabalhos de Philippe Peseux, Sofia do Vale e Willem Hupje, patente a partir de 24 de setembro na Igreja da Misericórdia, completam o programa deste Setembro Cultural.

28 Agosto 2016