Festas de Maio e a 14ª Feira do Interior do Concelho de Odemira

Entre os próximos dias 29 de abril e 1 de maio, decorrem em Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras, as Festas de Maio e a 14ª Feira do Interior do Concelho de Odemira. Este evento mobiliza milhares de visitantes e do programa fazem parte atividades de promoção cultural, com grande destaque para o cante alentejano.

A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

A abertura oficial das Festas de Maio acontecerá no dia 29 de abril, sexta-feira, pelas 11.00 horas. Destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, a decorrer entre 29 de abril e 1 de maio, entre as 11.00 e as 20.00 horas, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, nas várias artes e ofícios.

Na tarde de sábado, a partir das 15.00 horas, decorrerá a apresentação do Projeto de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso. A Tarde de Cante contará com a participação dos grupos Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Grupo Musical Relíquias de Outrora, Atar e Pôr ao Fumeiro, Grupo Coral Vozes do Campo Branco (Cascais) e Moços d’Uma Cana – Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde. Haverá ainda dois workshops dedicados ao medronho e seus derivados (pela ARBUTUS, às 16h00) e ao azeite (pelo Lagar do Vale da Casca, às 17h00).

Na manhã do dia 30 de abril, pelas 10.00 horas, Amoreiras-Gare recebe 2ª Caminhada das Festas de Maio. Pelas 15.00 horas terá inicio a 2ª Tarde de Cante, com a participação do Grupo Musical Amoreirense, Grupo Cavaquinhos do Mira, acordéons e concertina por António Ledo e outros artistas, Trio de Guitarras de Odemira e Grupo Coral Os Mineiros de Aljustrel.
Haverá ainda três workshops dedicados ao mel (pela Melaria Cheta, às 16h00), ao queijo de cabra (pela Queijaria da Chada,16h30) e aos enchidos regionais (pela Salsicharia Abelhinha, 17h00).

No último dia de Festas de Maio, dia 1 de maio, a partir das 14.30 horas, será altura de enaltecer o Cante ao Baldão com o 12º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso que este ano conta a participação de cantores do Alentejo e do Minho. Pelas 18.00 horas, a atuação do Grupo de Concertinas “Amigos da Sobreposta” (Braga) e a Tradicional Tourada Alentejana marcarão o encerramento deste certame.

10 Abril 2017