4º Fórum Social – Inovação e Impacto Social em Reflexão

Inovação e Impacto Social é o tema do Fórum Social que irá decorrer em Odemira, no Cineteatro Camacho Costa, nos dias 10, 11 e 12 de maio, e que constituirá um encontro nacional das principais entidades e organizações que constroem a área social. O objetivo é divulgar projetos inovadores, indutores de novos caminhos, e evidenciar estratégias e oportunidades de financiamento para a economia social.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, marcará presença e apresentará a conferência final, com o tema “Políticas Nacionais com Impacto Social”.

A iniciativa é da responsabilidade do Município de Odemira e do Conselho Local de Ação Social, em parceria com a Logframe, empresa de consultoria e formação de referência no setor.

O dia 10 de maio será dedicado ao Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do Alentejo, com a participação de Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.

No dia 11 de maio, o Fórum Social arrancará com a presença de Rui Marques (Fórum para a Governação Integrada), Gabriel Bastos (Vice-Presidente do Instituto de Segurança Social) e José Alberto Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Odemira).

“Empreendedorismo e Inovação Social” será o tema da conferência de Filipe Almeida, Presidente da Comissão Diretiva da Iniciativa Portugal Inovação Social. “Inovar na Intervenção Social — Novas Lógicas e Mecanismos” será o tema da mesa redonda que contra com a participação de Hugo Seabra (Coordenador do Programa PARTIS, Fundação Calouste Gulbenkian), Carla Barros (Fundação EDP) e António Miguel (Coordenador do Laboratório de Investimento Social).

Durante a tarde do dia 11 de maio, os participantes poderão optar entre dois workshops: “Caminhos de Cidadania” e “InovTalks – Estratégias Inovadoras para criar Impacto Social”. Para a noite está agendada a tertúlia “Comissões Sociais Interfreguesias: Consolidação de um Caminho Percorrido”.

No dia 12 de maio, 1º painel terá com o tema “Novas Perspetivas para a Intervenção Social – Prioridades e Mecanismos de Intervenção”, com a participação de Margarida Pinto Correia (Diretora de Inovação Social da Fundação EDP), Pedro Calado (Alto Comissário para as Migrações) e Carla Pinto (Vice-Presidente da Direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social). O 2º painel terá o tema “Desafios à Avaliação do Impacto Social em Contextos Complexos”, com a participação de Paulo Teixeira (Logframe) e João Mourato (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas em www.forumsocialodemira2017.eventbrite.pt

Programa Fórum Social 2017

03 Maio 2017