Praias de Odemira com Bandeira Azul, qualidade de ouro e praia acessível

Odemira conta este ano com nove praias galardoadas com a Bandeira Azul, incluindo a nova zona balnear da Albufeira de Santa Clara, e seis praias galardoadas com a Bandeira Qualidade de Ouro. O concelho conta também com quatro praias com a classificação de Praia Acessível.

As praias do litoral e do interior odemirense recebem o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias do Malhão, Franquia e Farol (freguesia de Vila Nova de Milfontes), Furnas e Almograve (freguesia de Longueira/Almograve), Alteirinhos, Zambujeira do Mar e Carvalhal (freguesia de S.Teotónio) e a praia fluvial de Santa Clara (freguesia de Snata Clara-a-Velha) são praias de Bandeira Azul.

A ABAE aprovou as nove candidaturas apresentadas pela autarquia, o que comprova a qualidade das nossas praias. A Bandeira Azul é atribuída às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios como a qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, de segurança e serviços, bem como de informação e educação ambiental. “O teu planeta é a tua Terra” é o tema da campanha de sensibilização ambiental associado à Bandeira azul 2017.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza atribui este ano a bandeira Qualidade de Ouro a seis praias odemirenses. Malhão, Farol, Franquia, Furnas, Almograve e Zambujeira do Mar são as praias galardoadas com a Bandeira Qualidade de Ouro no concelho. À semelhança das épocas anteriores, a Quercus classifica as zonas balneares em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

Praia Acessível é outra importante classificação que quatro praias do litoral odemirense vão hastear até ao final da época balnear. As praias da Franquia, Furnas Rio, Zambujeira do Mar e Carvalhal são Praias Acessíveis. O programa Praia Acessível - Praia para Todos! é atribuído no âmbito de uma parceria institucional, que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

29 Maio 2017