Setembro Cultural um mês dedicado à cultura

O Município de Odemira vai, mais uma vez, levar a cabo a iniciativa Setembro Cultural que tem como objetivo promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população.

Em Odemira, ao longo do mês de setembro vão decorrer espetáculos musicais, cinema, animação de rua, teatro, exposições ao ar livre, jornadas do património a par da comemoração do Dia do Município e da tradicional festividade religiosa, bem como o aniversário da biblioteca municipal.

As atividades incluem o 17.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, nos dias 1, 4 e 5 de setembro, que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada.

A vila de Odemira vai ser palco para o 2.º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, dinamizado pela Banda Filarmónica de Odemira, com a Apresentação dos Grupos de Câmara e o Concerto Final, nos dias 1 e 2 de respetivamente.

O Largo da Rotunda do Lagar, em Odemira, acolhe entre os dias 17 de agosto e 15 de outubro a exposição de arqueologia “Quem nos escreve desde a serra?”.

Entre os dias 7 e 9 de setembro presta-se homenagem à Padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas.

O dia 8 será de festa com a realização da VI Sessão Protocolar do Dia do Município na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, seguida de um almoço aberto à população, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais, teatro de rua, e exposições de pintura, nos dias 16, 17 e 30 de setembro, respetivamente.

No dia 17 de setembro a Igreja da Misericórdia, em Odemira, vai ser palco para a inauguração da exposição “Arte no Rio”, pela Sopa de Artistas, patente ao público entre os dias 23 e 30 de setembro. Também a partir do dia 17 e até ao dia 30 de setembro vai estar a decorrer o VI Simpósio Internacional de Escultura de Odemira, onde artistas de diversas nacionalidades vão trabalhar ao vivo junto à zona ribeirinha de Odemira. De 22 de setembro e até 13 de outubro, realiza-se mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira com várias exibições de grupos de teatro do concelho.

As Jornadas do Património, com o tema “Património e Natureza”, assinalam-se nos dias 23 e 24 de setembro, com iniciativas no Rio Mira, entre Odemira e Vila Nova de Milfontes.

Estas iniciativas a par dos espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 14 e 28, e “A Menina do Mar” pela Sociedade Recreativa S. Teotoniense, dia 24, bem como a Exposição “Os Seniores e a Arte” com trabalhos dos alunos da Universidade Sénior, patente na Biblioteca Municipal a partir do dia 20 de setembro, completam o programa deste Setembro Cultural.

22 Agosto 2017