Biblioteca Municipal recebe apresentação do novo romance de Francisco do Ó Pacheco

No dia 28 de outubro, pelas 16.00 horas, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, vai receber a apresentação do livro “O despontar do elefante com pés de barro”, de Francisco do Ó Pacheco, numa iniciativa do Município de Odemira em parceria com a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo.

Este livro traz a história do povo de Cineto, no Litoral Alentejano, dos seus trabalhadores, particularmente pescadores, desde 1968 até 1974, época em que se registaram vários conflitos, tanto políticos como económicos. Por um lado, as ilusões provocadas pela chamada Primavera Marcelista; por outro, a construção de um grande complexo industrial, com a refinaria e os acessos envolventes, que expropriou terras, destruiu casas e originou profundas transformações na vida da vila. O livro é sobretudo um retrato histórico e social do período. Sendo ficção, é na sua historicidade que se encontra a maior riqueza, ao acompanhar cronologicamente os acontecimentos da altura, sempre com a preocupação de o fazer pela perspetiva de quem trabalhava e vivia no Litoral Alentejano.

Francisco do Ó Pacheco nasceu em Sines em Setembro de 1947. Bancário de profissão, foi presidente da Câmara Municipal de Sines entre 1976 e 1997e presidente da Assembleia Municipal de Sines entre 1998 e 2009. Foi colaborador da imprensa regional alentejana, tendo sido director do jornal Diário do Alentejo. Escreveu e publicou três livros de poemas (“Luena da Praia”, “A Ilha das Batas Brancas” e “Alentejo Salgado e Doce”), três livros de crónicas (“Crónica da primeira greve ecológica em Portugal”, “Textos Escolhidos 25 anos de Poder Local Democrático” e “Crónicas de Beja”) e três romances (“Angola 1970”, “Vataça a favorita de D. Dinis” e “Searas Vermelhas de Abril”). Em 2017 lançou o seu quarto romance, #O Despontar do Elefante com Pés de Barro”, agora apresentado ao público odemirense.

13 Outubro 2017