Assembleia e deputados jovens votaram em propostas para o território

Alunos representantes de várias escolas do concelho e os deputados da Assembleia Municipal de Odemira elegeram duas propostas dedicadas ao Rio Mira, que serão concretizadas através do projeto Juventude Participativa, através da atribuição do valor total de 10.000€.

O projeto Juventude Participativa tem por objetivo promover e potenciar comportamentos de cidadania nos jovens, valorizando as suas opiniões, ideias e perspetivas. Pretende-se responsabilizar os jovens a concretizar projetos, cumprindo objetivos e um orçamento limitado, visando a tomada de consciência das exigências de execução de um projeto, gerir recursos e dificuldades e criar soluções. A concretização de cada projeto decorre durante um ano e a sua conclusão é apresentada na Assembleia Municipal Jovem do ano seguinte.

A iniciativa decorreu na Assembleia Municipal Jovem de Odemira, uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira realizada anualmente no âmbito das Jornadas Escolares e que este ano aconteceu no dia 30 de março, no recinto da Escola do 2º e 3º Ciclo de Sabóia.

Os alunos representantes das escolas do concelho (3º ciclo, ensino secundário e profissional) apresentaram seis projetos para votação no âmbito do tema “Rio Mira”, o tema das Jornadas Escolares de 2018, tendo sido aprovados pelos jovens deputados e ratificados pelos deputados da Assembleia Municipal de Odemira os projetos “Conhecer para Preservar”, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Colos (3º ciclo) e “Pequeno Documentário sobre o Rio Mira”, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Odemira (Ensino Secundário).

A verba atribuída para execução dos projetos no âmbito da Juventude Participativa, com o valor de 5.000€ para cada proposta vencedora, será gerida pelos alunos designados pelas escolas vencedoras, numa lógica de "órgão executivo", onde se pretende promover a responsabilidade, a partilha e a negociação entre os alunos com vista à melhor concretização dos projetos aprovados.

03 Abril 2018