Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município avança com Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira

Rio mira 1 1024 2500
25 Junho 2018

O Município de Odemira iniciou, no passado dia 25 de maio de 2018, a elaboração do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, dando continuidade ao trabalho de enquadramento desse estudo iniciado em 2017, no pressuposto de materializar a política de valorização das margens do rio Mira dentro do concelho, entre a barragem de Santa Clara e a sua foz, em Vila Nova de Milfontes.

Pretende-se que este trabalho conte com o envolvimento das entidades locais, públicas e privadas que contribuem ativamente para o desenvolvimento do concelho de Odemira. Nesse sentido, foi já desenvolvido o primeiro passo deste novo plano com a conclusão do Relatório Inicial Metodológico de Lançamento.

A equipa técnica que tem a cargo a elaboração do plano resulta de uma parceria entre as empresas Ecosativa (Vila Nova de Milfontes) e We Consultants (Lisboa).

A elaboração do Plano inclui cinco fases: (1) Metodologia, (2) Diagnóstico do Potencial de Desenvolvimento, (3) Modelo de Valorização Estratégica, (4) Programa de Ação e (5) Plano de Investimento, Financiamento e Marketing Territorial – e deverá estar concluído em maio de 2019.

Até lá, as entidades locais serão consultadas e chamadas a participar ativamente no processo de definição da estratégia e de operacionalização da valorização do rio Mira.

Estão, deste modo, lançados os alicerces para que este território seja cada vez mais uma região preparada para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, consolidando um caminho suportado nos princípios da equidade e da coesão territorial.

Voltar ao topo