Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Odemira recebe colóquio sobre flexibilização curricular

Programa col quio anual educa  o 1 1024 2500
28 Junho 2018

“Flexibilização Curricular” é o tema do colóquio anual de educação promovido pelo Município de Odemira, agendado para o dia 12 de julho, no Cineteatro Camacho Costa. O evento é dirigido à comunidade educativa, desde docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e todos os profissionais da área da educação.

A escolha deste tema deve-se ao facto de, a partir do próximo ano letivo, todas as escolas poderem aderir ao projeto de flexibilidade curricular o que, até à data, tem estado a ser aplicado em regime de projeto-piloto.

O colóquio terá início pelas 9.30 horas, com a sessão de abertura pelo Presidente de Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro. As primeiras conferências terão como tema o Enquadramento Legislativo, apresentado por Nádia Ferreira (Direção-Geral de Educação), e Flexibilização Curricular, por Sofia Ramalho (Ordem dos Psicólogos Portugueses).

Serão apresentadas três exemplos de Boas Práticas nesta temática, designadamente a Escola da Boa Água (Jardim de Infância e 1º ciclo, pelo professor Nuno Mantas), o Agrupamento Escolas de Estarreja (2º e 3º ciclo, pela professora Dorinda Rebelo) e a Escola Maria Amália Vaz de Carvalho (Ensino Secundário, pela professora Fátima Lopes).

Durante a tarde, a partir das 14.00 horas, na Escola do 1º Ciclo de Odemira, serão dinamizadas Oficinas Práticas dedicadas ao tema “Como implementar a Flexibilização Curricular na minha escola?”, com a discussão prática com os oradores.

Esta iniciativa decorre do projeto municipal ODETE – Odemira Território Educativo, cujo objetivo é afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população, bem como à definição de políticas educativas concertadas e coerentes face às caraterísticas do concelho, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa.

A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até ao dia 6 de julho, através do portal www.odemiraterritorioeducativo.cm-odemira.pt 

Voltar ao topo