Homenagens na Cerimónia do Dia do Município

Slide 1 1024 2500
10 Setembro 2018

A vila e o concelho de Odemira assinalaram o Dia do Município no dia 8 de setembro. Nesta data prestou-se homenagem e reconhecimento a vários odemirenses e entidades locais que destacaram quer a nível regional e nacional em diversas áreas de ação. A Cerimónia contou a intervenção de Ana Aleixo, Presidente da Assembleia Municipal de Odemira, e de José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira. Para o momento musical foi convidada a Associação Jazz e Não Só.

Em 2018 foram homenageadas um total de 168 individualidades e entidades do concelho de Odemira. Na área cultural prestou-se homenagem a 13 individualidades, designadamente aos irmãos António Neves e João Miguel Neves, às Costureiras das oito Marchas do concelho de Odemira, o projeto Montras/Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís, ao artista plástico João Oliveira e ao Projeto LAB O de Helena Loermans, pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura local.

Pelo trabalho desenvolvido em prol da ação social foram distinguidas o jovem empreendedor Vasil Kapov e o CLAIM – Centro Local de Atendimento e Integração de Migrantes. A Delegação de Colos da Cruz Vermelha Portuguesa e o projeto “Em Odemira, o Chefe sou eu!” foram distinguidos pelo trabalho desenvolvido na área da saúde no concelho.

No âmbito do associativismo foi reconhecida a ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e, a título póstumo, foi homenageado o trabalho de António Manuel Viana da Silva desenvolvido em prol do associativismo local. Ao nível do desenvolvimento económico são distinguidas um total de nove empresas e uma associação de diversos setores pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano, que contribuiu para a dinamização económica do concelho.Pelo trabalho desenvolvido na área da educação ao longo do ano letivo de 2017/2018 foram homenageados os Agrupamentos de Odemira, Sabóia e Escola Profissional de Odemira.

No desporto, foram homenageados mais de uma centena de atletas do concelho que obtiveram excelentes resultados a nível individual, em diversas modalidades, tais como o Atletismo, Canoagem, Natação, Pesca, Tiro ao Alvo, BTT e Ciclismo, em competições nacionais, regionais e distritais. Nos desportos coletivos, foram homenageados o Sport Clube Odemirense, Rosa dos Ventos - Clube de Pesca Desportiva do Almograve, Casa do Povo de São Luís, Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, Clube Fluvial Odemirense, Clube Desportivo de Caça e Pesca de São Miguel e o Clube Náutico do Litoral Alentejano. Pelo trabalho desenvolvido em prol do desporto adaptado foram ainda distinguidos a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento do Desporto e o Sport Clube Odemirense.

No final da Cerimónia Protocolar do Dia do Município, foi inaugurado o Mural elaborado no âmbito do projeto “O Jovem”, junto à zona Ribeirinha.

Lista de Homenageados