Jornadas Europeias do Património dedicadas à Partilha de Memórias

“Partilhar Memórias” é o tema da tertúlia agendada para o dia 28 de setembro, pelas 16.00 horas, na Igreja da Misericórdia de Odemira, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018.

O Município de Odemira convida para uma conversa com investigadores, dinamizadores, artesãos e artistas, sobre diferentes perspetivas, experiências, ameaças e oportunidade das diferentes manifestações e tradições culturais do concelho. Em debate estarão temas como os mastros tradicionais, a viola campaniça, o cante de improviso/baldão, a viola campaniça, as profissões antigas e a poesia popular.

Como convidados estarão presentes Marta Guerreiro (Coordenadora do projeto de investigação sobre os Mastros tradicionais “Da Terra ao Céu” do concelho de Odemira – Associação Pé-de-Xumbo), Pedro Mestre (Coordenador do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso), Antero Silva (Dinamizador Cultural de iniciativas de impacto no concelho), Daniel Luz (Artesão construtor de instrumentos de corda), José Guilherme (Moleiro Municipal) e Manuel da Graça (poeta popular). O Professor e Historiador António Quaresma assumirá o enquadramento e moderação da Tertúlia.

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira e insere-se no programa do Setembro Cultural. A participação é livre.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional.

24 Setembro 2018