Apresentação do Projeto Growing Together em S. Teotónio

09 Janeiro 2017

O Município de Odemira vai promover uma sessão de apresentação pública do projeto Growing Together – Capacitação de Imigrantes como Cidadãos e Educadores Locais, no próximo dia 11 de janeiro, pelas 14.30 horas, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, em S. Teotónio.

O Projeto Growing Together está a ser desenvolvido pelo Município de Odemira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de S. Teotónio, com financiamento de fundos comunitários através do Programa Erasmus +. Além de Odemira, o projeto envolve também o Município de Lleida (Espanha) e Município de Follonica (Itália).

O projeto pretende contribuir para a devida integração dos imigrantes adultos e dos seus filhos, numa sociedade intercultural dinâmica, onde estes participem ativamente no percurso escolar dos seus educandos. A dimensão transnacional permitirá relevar diferentes perspetivas, experiências e reflexões críticas que contribuem, elas próprias, para a criação de respostas coletivas e simultaneamente, adaptáveis a cada território.

O projeto decorrerá até setembro de 2018 e tem como público-alvo os adultos Imigrantes/Encarregados de Educação. Serão promovidas diversas ações com vista a uma melhor integração dos cidadãos imigrantes e maior apoio e participação na educação escolar dos seus educandos.

O Growing Together insere-se numa política de inclusão social e coesão territorial e junta-se a outras respostas e projetos em curso, como o Projeto ST, o Centro Local de Apoio e Integração de Imigrantes, sob a égide do Plano Municipal par a Integração do Imigrante, também este com um conjunto alargado de medidas em 13 áreas estratégicas. Estas iniciativas de intervenção social são financiadas por fundos comunitários e municipais.