Presidente da Câmara Municipal visita Freguesia de Vila Nova de Milfontes

20 Janeiro 2017

Nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, decorrerá uma visita do Presidente da Câmara Municipal de Odemira à Freguesia de Vila Nova de Milfontes, no âmbito da iniciativa “Sentir Odemira”, um programa de visitas do autarca José Alberto Guerreiro a todas as freguesias do concelho.

Com este programa de política de proximidade pretende-se fomentar a participação cívica e reforçar o contacto entre o executivo municipal e a população.

A iniciativa terá início pelas 10.00 horas de sexta-feira, com uma visita às localidades das Brunheiras e de Ribeira da Azenha. Para a tarde está agendada a visita ao sítio da Aldeia Bogaga e aos Foros da Pereira. O dia terminará com uma reunião com os empresários e entidades locais, pelas 18.30 horas, na sede da Junta de Freguesia. Na manhã de sábado, a partir das 10.00 horas, será visitado o Portinho do Canal, o porto de pesca artesanal da freguesia. Segue-se depois o contacto do Presidente da Câmara Municipal com o comércio local da vila.

Com uma população de 5.031 habitantes (Censos de 2011) e uma área de 76,48 km2, a Freguesia de Vila Nova de Milfontes é uma das freguesias mais populosas do concelho de Odemira e um dos maiores destinos turísticos do Alentejo Litoral. O núcleo histórico da vila, com destaque para o Forte de S. Clemente, a foz do rio Mira e as suas praias (Malhão, Farol, Franquia e Furnas), fazem de Vila Nova de Milfontes um destino bastante procurado, com grande oferta de restauração, alojamento, comércio e animação noturna.

Esta é das freguesias mais antigas do concelho, fundada por D. João II em 1486. Vila Nova de Milfontes foi concelho, agregado posteriormente a Odemira. A vila cresceu junto à foz do rio Mira, importante via comercial e de ligação ao interior, tendo durante vários séculos constituído um anteporto de Odemira.