Exposição de pintura e joalharia “Darwin / Dois Caminhos”

09 Março 2017

Até ao próximo dia 24 de março, está patente ao público, no Centro de Valorização da Cultura Local, em Odemira, a exposição “Darwin / Dois Caminhos”, que reúne trabalhos de pintura do artista João Barros Silva e trabalhos de cerâmica e joalharia de Catarina Salavisa.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, 9h00/17h00, no Centro de Valorização da Cultura Local, na Praça José Maria Lopes Falcão, em Odemira. As entradas são gratuitas.

João Barros Silva, nascido em Angola, em 1958, filho de um pintor autodidata, desde cedo conviveu com esta forma de arte. Na sua adolescência pinta os seus primeiros quadros a óleo sobre tela ou madeira. Em 1975, com a vinda para Portugal, interrompe por vários anos a sua atividade artística. Já durante a frequência do curso de medicina e de modo esporádico, retoma o desenho a grafite. Em 2014 é-lhe lançado o desafio para integrar um grupo de seniores da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas, que reunia semanalmente com o objetivo de aprender técnicas de pinturas. Foi então que teve um contacto mais sério e continuado com a pintura a acrílico, tendo ganho a paixão pelo retrato, privilegiando o olhar, autêntico espelho de alma. João Barros Silva conta com várias exposições no seu currículo, individuais e coletivas, em várias galerias e espaços culturais.

Nesta exposição, o artista João Barros Silva apresenta a evolução da sua pintura, que partilha com Catarina Salavisa, que apresenta a sua criatividade em dois percursos paralelos, da cerâmica e da joalharia.

Catarina Salavisa nasceu em 1981, em Lisboa. Inicia-se na produção em cerâmica, funcionando de impulso para a busca de novos materiais. O primeiro contacto que teve com a joalharia foi na Escola Contacto Direto em 2008, onde tirou o curso de Joalharia Artística. Em 2009 estagiou com a designer de jóias Senay Akin em Istambul, na Turquia. Desde que acabou o curso desenvolveu trabalho em diversas galerias, na Cyan, na Galeria Tereza Seabra, e na produção para a Bergue&CO, em Lisboa, sempre em continuidade com a produção para a sua marca própria.