Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Novo ciclo de Orçamento Participativo com novidades para maior adesão

11 Abril 2018

Odemira já iniciou um novo ciclo do Orçamento Participativo (OP), que este ano apresenta algumas novidades, reforçando o apelo à cidadania e uma adesão mais ampla e significativa. Em 2018 é dinamizado em simultâneo o OP Municipal e o OP das Freguesias, na lógica “Odemira Concelho 100% OP”.

A participação é agora possível a partir dos 14 anos de idade, na lógica das políticas de juventude implementadas pelo Município, realçando a importância e contributo dos jovens para o desenvolvimento do território. Durante o mês de abril, a apresentação de propostas pode ser efetuada através da página online dedicada ao OP, no Balcão Único e nos BU´s KIOSK e durante os meses de maio e junho apenas nos Encontros de Participação. Durante o mês de novembro, a votação estará disponível também através de SMS, um mecanismo de proximidade e que pretende contribuir para uma maior participação.

Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, Orçamento Participativo continua a fazer parte da estratégia central de atuação do Município de Odemira, potenciando a participação dos cidadãos através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade. O OP de Odemira tem o valor global de 500 mil euros, dividido em 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população superior a 1500 habitantes.

Até ao final de junho, cada cidadão com idade a partir dos 14 anos (residente, trabalhador ou estudante no concelho) poderá apresentar uma proposta, através de meios digitais (página www.op.cm-odemira.pt), Balcão Único do Município ou nos BU´s KIOSK de Colos, Sabóia, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes, durante o mês de abril, e nos Encontros de Participação durante os meses de maio e junho.

Os Encontros de Participação serão organizados em cada uma das 13 freguesia do concelho, com vista a uma ampla apresentação do OP, promoção de debate, apresentação e consensualização de propostas.

Cada cidadão pode apresentar uma proposta, cujo valor não exceda os 125 mil euros, que incida nas áreas de competência do município e seja de interesse coletivo. As propostas poderão incidir nas áreas de Urbanismo, Espaço Público e Espaços Verdes, Proteção Ambiental e Energia, Saneamento e Higiene Urbana, Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade, Turismo, Comércio e Promoção Económica, Educação e Juventude, Desporto, Ação Social, Cultura e Modernização Administrativa.

Também este ano, potenciando a lógica de Odemira Concelho 100% OP, os Encontros de Participação do OP das Freguesias decorrerão em sessões conjuntas com o OP Municipal em cada uma das 13 freguesias do concelho. A plataforma do OP (www.op.cm-odemira.pt) permite igualmente, durante o mês de abril, a submissão de propostas no Orçamento Participativo das Freguesias e a votação online, em novembro.

Normas de funcionamento