Odemira recebe Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

15 Maio 2018

No próximo dia 18 de maio, a partir das 10.30 horas, a vila de Odemira será a capital da leitura do Alentejo Litoral. A Biblioteca Municipal José Saramago recebe a Fase Intermunicipal do Alentejo Litoral do 12º Concurso Nacional de Leitura, que contará com a participarão de alunos de todos os níveis de ensino dos cinco concelhos da região.

Este Concurso é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com a RTP. A Biblioteca Municipal de Odemira foi convidada para assumir a responsabilidade de organização da Fase Intermunicipal do Alentejo Litoral.

O Concurso, que tem como objetivos o estímulo e gosto da leitura e o fomento do conhecimento de diferentes autores e estilos literários, decorre em várias fases ao longo do ano letivo, iniciando-se nas escolas e passando depois pelas fases concelhia e intermunicipal.

A prova contará com 18 alunos de 11 escolas dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines. Ao longo do dia, os alunos serão desafiados a demonstrar as suas competências ao nível de leitura expressiva, conhecimento das obras e dos autores, vocabulário, compreensão e argumentação. Serão apresentados igualmente diferentes momentos culturais por músicos e alunos de Odemira.

No final, serão apurados oito vencedores, dois por cada nível de ensino (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), que representarão a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral na final do Concurso Nacional de Leitura, que se realizará no dia 10 de Junho.

O evento contará com três momentos culturais, através da apresentação de conto musicado por Sheila Kamayd e Guilherme Campos, de danças de salão por Martim Reis e Beatriz Robles, da Academia Dança Mais, e a atuação do Trio de Guitarras, da Escola Básica 2, 3 Damião de Odemira.