Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Boavista dos Pinheiros

jf-boavista-dos-pinheiros

Boavista dos Pinheiros

Presidente:
Manuel Inácio Dias Pereira
Secretária:
Sandra Isabel dos Santos Marques

Tesoureiro:
Miguel Alexandre Vasconcelos Lourenço
 
População: 1633 habitantes (INE, Censos 2011)
Área: 37,85 km2 (fonte: DGT)

História:

Boavista dos Pinheiros é, conjuntamente com Longueira/ Almograve, uma das novas freguesias do concelho de Odemira. A pretensão de criar a freguesia de Boavista dos Pinheiros remonta a 1993, tendo sido então constituída uma comissão promotora representativa da população. A freguesia foi formalmente criada em 2001, tendo sido apresentadas listas candidatas nas eleições autárquicas de dezembro desse ano. 


Esta nova freguesia tem uma área de 37,878 km2, desanexados das freguesias de S.Salvador e Santa Maria. Tem 1637 habitantes, residentes sobretudo na povoação de Boavista dos Pinheiros.

A área da freguesia acompanha o vale do rio Mira, a montante de Odemira, e abrange também uma vasta zona da charneca e de serra.

Economicamente, a freguesia depende sobretudo da agricultura, produção florestal e comércio. A feira anual da Boavista realiza-se no segundo domingo de maio, embora os seus mercados, que se realizam no 2º domingo de cada mês, tenham bastante procura.

Ao nível das coletividades, a freguesia conta com a Juventude Clube da Boavista, a Associação de Caça e Pesca e a Sociedade Columbófila Asas do Litoral Alentejano.

Local de visita obrigatória por estes lados é o Parque das Águas, aprazível jardim, com área de merendas e onde a presença da água é uma constante.

Ano de fundação:

2001

Economia:

Agricultura, produção florestal e comércio

Localidades:

Casa Nova da Figueira, Moncosa

Festas, feiras e romarias:

2º domingo de maio – Feira Anual
2º domingo de cada mês - Mercado

Curiosidades:

Nesta freguesia situa-se o Parque das Águas, um espaço muito agradável com área de merendas, no qual a água é uma presença constante.

Património edificado

Parque das Águas
Situa-se junto à localidade de Boavista dos Pinheiros, onde antes se fazia o tratamento da água para abastecimento à população.

Está integrado no Parque Municipal das Águas está integrado no Polo de Educação Ambiental Sítio da Costa Sudoeste.

É um amplo espaço verde, com várias nascentes e cursos de água e uma vegetação dominada por pinheiros, freixos e salgueiros e algumas espécies exóticas. Tem um parque infantil e uma zona de merendas, com cozinha e forno de lenha.

Contactos

Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros 

Avenida Campo da Boa Esperança 
7630 Boavista dos Pinheiros 

Tel: 283 386 640 
Fax: 283 386 649 
E-mail: geral@freguesiaboavistadospinheiros.pt 
URLwww.freguesiaboavistadospinheiros.pt 

Localização

Voltar ao topo