Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

São Salvador e Santa Maria

SÃO SALVADOR E SANTA MARIA

Santa Maria São SalvadorPresidente:
Mário Manuel Lourenço da Silva Santa Bárbara

 

Secretário: Gil Pacheco Silvestre


Tesoureira: Dina Isabel Martins Correia

 
População: 3119 habitantes (INE, Censos 2011)
Área: 121,00 km2 (fonte DGT)

História

São Salvador e Santa Maria é a freguesia que agrega a vila sede de concelho. Até 2013 devido à reorganização administrativa do século XVI, a vila de Odemira era dividida pelas freguesias de São Salvador e Santa Maria, pertencendo à freguesia São Salvador as terras a norte de Odemira e à de Santa Maria as terras na margem direita do rio Mira, a montante de Odemira. Com a reorganização administrativa do território das freguesias implementada em 2013, expressa na Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, as freguesias de São Salvador e Santa Maria foram agregadas, unificando o território da vila de Odemira.

Com a agregação das freguesias de São Salvador e Santa Maria assiste-se à fusão do rural com o urbano, pois o território pertencente a Santa Maria para além de uma parte de Odemira era composta pelos lugares de Gavião e parte da Bemposta, com uma paisagem marcada essencialmente pela serra e pelo vale do rio Mira, enquanto o território de São Salvador era maioritariamente composto pela sede de concelho, nomeadamente as terras a norte da vila Odemira, incluindo também parte da chamada “charneca”, onde se encontram a localidades de Algoceira, São Pedro e Portas do Transval, incluindo também a restante parte da localidade da Bemposta.

Nesta freguesia há muito para visitar, na vila de Odemira a destacar a igreja de S. Salvador, a igreja da Misericórdia, a igreja paroquial de Santa Maria situa-se na antiga igreja de Santo António, que pertencia ao convento franciscano ali fundado no século XVI, o chafariz da Praça Sousa Prado, o edifício dos Paços do Concelho e o Bairro do Castelo.

Ainda em Odemira, na margem esquerda do rio, encontra-se um antigo santuário mariano, dedicado a Nossa Senhora da Piedade, local de romaria na festa religiosa de 8 de setembro. Ponto de passagem quase obrigatório na freguesia é o moinho de vento de Odemira, em pleno funcionamento e propriedade da Câmara Municipal. O moinho é um verdadeiro ex-libris de Odemira e oferece um bonito panorama da vila e do interior do concelho.

De assinalar ainda toda Zona Ribeirinha de Odemira, ao longo do percurso poderá observar os Marcos da Barca, construídos no séc. XVI, onde se fixavam os cabos que permitiam a passagem da barca de uma margem do rio para a outra. Ainda dentro de Odemira, nota para a fonte da Bica da Rola e para o chafariz do Alto de São Sebastião.

Fora de Odemira, merece destaque a igreja de S. Pedro e os moinhos de vento e de água do Gavião.

Ano de fundação:

Remonta ao século XVI

Evolução demográfica

Quadro da evolução de população referente à freguesia de São Salvador
Ano
População
1960 4011
1970 3747
1981 3387
1991 3401
2001 3285
Quadro da evolução de população referente à freguesia de Santa Maria
Ano
População
1960 3716
1970 3263
1981 2972
1991 2435
2001 2580

Nota:
Até à agregação das freguesias, e de acordo com o INE, Censos 2011, a freguesia de São Salvador tinha um total de 1814 habitantes e a de Santa Maria 1300.

Economia:

Comércio e serviços, agricultura, pecuária e produção florestal

Localidades:

Algoceira, Bemposta, Gavião, Portas do Transval, S. Pedro.

Padroeira:

Nossa Senhora da Piedade, homenageada a 8 de setembro

Feiras, festas e romarias:

24 de maio – Feira Anual
Mastros Populares - mês de junho
Agosto em Odemira - sextas-feiras do mês de agosto
8 de setembro – Festa religiosa
13 de setembro – Feira Anual
1.º e 3.º sábado do mês - Mercado (junto ao Mercado Municipal)
Magusto – novembro
1º de novembro – Festa Religiosa de S. Pedro e Feira Anual (em S. Pedro)
21 de dezembro – Feira Anual

Curiosidades:

Ao longo do percurso poderá observar os Marcos da Barca, construídos no séc. XVI, onde se fixavam os cabos que permitiam a passagem da barca de uma margem do rio para a outra.

Património edificado

Na freguesia de São Salvador e Santa Maria, podemos encontrar os Marcos da Barca, construídos no século XVI, onde se fixavam os cabos que permitiam a travessia da Barca de uma margem do rio para a outra, sendo o pagamento uma oração.

Igreja de S. Pedro: Construída em finais do séc. XV, a igreja de S. Pedro constitui um dos exemplos mais interessantes da arquitetura rural do período manuelino do Sudoeste Alentejano. A igreja tem a estrutura característica das ermidas de peregrinação edificadas durante este período em todo o Baixo Alentejo

Ermida de Nossa Senhora da Piedade
Igreja da Misericórdia de Odemira
Igreja de Santa Maria
Igreja de S. Salvador
Marcos da Barca de Odemira
Moinho de Vento
Chafariz do Alto de S. Sebastião
Chafariz da Praça Sousa Prado
Chafariz de Santo António
Chafariz da Fonte Férrea
Fonte Bica da Rola
Igreja de S. Pedro

Contactos

Junta de Freguesia de São Salvador e Santa Maria

Praça José Maria Lopes Falcão, 8 
7630-141 Odemira 

Tel: 283 327 312
E-mail: salvadoresantamaria.odemira@sapo.pt 

Localização

Voltar ao topo