Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Vale de Santiago

img_jf_vale_de_santiago

Vale santiagoPresidente:
Florival Matos Silvestre 

 

Secretária:
Patrícia Carla da Silva Vilhena Guerreiro

Tesoureiro:
António Alfredo Justino Martins

População: 1042 habitantes (INE, Censos 2011)

Área: 112,2 km2 (fonte: DGT)

História

Freguesia antiga, Vale de Santiago vai buscar o seu nome à Ordem de Santiago, à qual pertenciam estes campos e vales. É uma freguesia do interior do concelho, situada entre o rio Sado e a ribeira de Campilhas, predominando a planície.

Com a reorganização administrativa do território das freguesias implementada em 2013, expressa na Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, Vale Santiago recebeu parte do território da extinta freguesia de Bicos (fundada a 25 de março de 1988), vendo assim a sua área aumentar.

Sendo uma povoação antiga, o Vale de Santiago apresenta um bonito traçado de ruas estreitas e caiadas, mantendo intacta a sua arquitetura tradicional.

A igreja de Santa Catarina merece uma visita, bem como a fonte de Nossa Senhora da Luz. Nesta freguesia há ainda a registar o monte de Columbais, onde se diz ter nascido Cristóvão Colombo.
Nota também para o monte da Comuna (do qual já pouco resta), onde um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, que deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago na crise de 1918. A Comuna da Luz está também associada à morte de Sidónio Pais. O assassino do então Presidente-Rei foi José Júlio da Costa, um agrário de Garvão, quem serviu de mediador entre as autoridades e os revoltosos do Vale de Santiago.

Com a integração de parte do território da extinta freguesia de Bicos, Vale Santiago recebeu novos pontos de interesse como a igreja de Nossa Sr.ª de Fátima, a fonte de João Pais, a bica da Rola, a barragem de Fonte Corcho.

Evolução demográfica

Ano
População
1960 2025
1970 1427
1981 977
1991 816
2001 695
2011  551 (até à reorganização administrativa)
Nota: A população residente em 2011 na freguesia de vale Santiago é estimada, dado que as sub-secções do INE não coincidem com os limites administrativos.

Economia:

Agricultura, pecuária, extração de cortiça e transformação de carnes

Localidades:

Água Branca, Bicos, Fornalhas Novas, Fornalhas Velhas, Foros da Caiada e Parreiras

Padroeira:

Santa Catarina, homenageada a 25 de novembro

Festas, feiras e romarias:

Feira anual – 3.º sábado de maio (Bicos)
Feira anual – 1.º sábado de outubro (Bicos)

Curiosidades:

Diz-se que Cristóvão Colombo nasceu nesta freguesia, no Monte dos Columbais. Foi no Monte da Comuna que um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, a qual deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago, na crise de 1918.

Património edificado

Monte dos Columbais: Propriedade privada. Trata-se de uma herdade com um monte rural que mantém ainda hoje alguma atividade económica. É possível que tenha existido no local uma vila rústica romana, sendo que a ocupação humana é provavelmente anterior como o denotam, não só o topónimo latino, como a existência, junto ao monte, de vestígios de sepulturas que remontam possivelmente à Idade do Ferro. Estas questões não foram ainda, no entanto, objeto de estudo sistemático, pelo que permanecem com simples suposições.

Bica da Rola
Fonte de João Pais
Fonte da Sr.ª da Luz
Igreja de Santa Catarina
Igreja de Nossa Sr.ª de Fátima

Contactos

Junta de Freguesia de Vale Santiago

Rua da Igreja, 36, 
7630-698 Vale de Santiago 

Tel: 283 691 327 
Fax: 283 691 335 

E-mailfreguesia.v.santiago@gmail.com 

 

Delegação da Junta de Freguesia de Vale Santiago em Bicos

Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira - 9h/12h30 - 14h/16h30

Bairro Municipal, Lote 8

Caixa Postal 3962
7630-701 Vale Santiago

Tel: 283 623 273

Localização

Voltar ao topo