Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Vale de Santiago

img_jf_vale_de_santiago

Inês Hilário - Vale santiagoPresidente:
Inês Hilário

 

Secretário:
Arménio Luís Costa

Tesoureiro:
Filipa Daniela Candeias
População: 822 habitantes (INE, Resultados Preliminares Censos 2021)
Área: 112,2 km2 (fonte: DGT)

História

Freguesia antiga, Vale de Santiago vai buscar o seu nome à Ordem de Santiago, à qual pertenciam estes campos e vales. É uma freguesia do interior do concelho, situada entre o rio Sado e a ribeira de Campilhas, predominando a planície.

Com a reorganização administrativa do território das freguesias implementada em 2013, expressa na Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, Vale Santiago recebeu parte do território da extinta freguesia de Bicos (fundada a 25 de março de 1988), vendo assim a sua área aumentar.

Sendo uma povoação antiga, o Vale de Santiago apresenta um bonito traçado de ruas estreitas e caiadas, mantendo intacta a sua arquitetura tradicional.

A igreja de Santa Catarina merece uma visita, bem como a fonte de Nossa Senhora da Luz. Nesta freguesia há ainda a registar o monte de Columbais, onde se diz ter nascido Cristóvão Colombo.
Nota também para o monte da Comuna (do qual já pouco resta), onde um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, que deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago na crise de 1918. A Comuna da Luz está também associada à morte de Sidónio Pais. O assassino do então Presidente-Rei foi José Júlio da Costa, um agrário de Garvão, quem serviu de mediador entre as autoridades e os revoltosos do Vale de Santiago.

Com a integração de parte do território da extinta freguesia de Bicos, Vale Santiago recebeu novos pontos de interesse como a igreja de Nossa Sr.ª de Fátima, a fonte de João Pais, a bica da Rola, a barragem de Fonte Corcho.

Evolução demográfica

Ano
População
1960 2025
1970 1427
1981 977
1991 816
2001 695
2011 1042
Nota: A população residente em 2011 na freguesia de vale Santiago é estimada, dado que as sub-secções do INE não coincidem com os limites administrativos.

Economia:

Agricultura, pecuária, extração de cortiça e transformação de carnes

Localidades:

Água Branca, Bicos, Fornalhas Novas, Fornalhas Velhas, Foros da Caiada e Parreiras

Padroeira:

Santa Catarina, homenageada a 25 de novembro

Festas, feiras e romarias:

  • Feira anual – 3.º sábado de maio (Bicos)
  • Feira anual – 1.º sábado de outubro (Bicos)

Curiosidades:

Diz-se que Cristóvão Colombo nasceu nesta freguesia, no Monte dos Columbais. Foi no Monte da Comuna que um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, a qual deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago, na crise de 1918.

Património edificado

  • Monte dos Columbais: Propriedade privada. Trata-se de uma herdade com um monte rural que mantém ainda hoje alguma atividade económica. É possível que tenha existido no local uma vila rústica romana, sendo que a ocupação humana é provavelmente anterior como o denotam, não só o topónimo latino, como a existência, junto ao monte, de vestígios de sepulturas que remontam possivelmente à Idade do Ferro. Estas questões não foram ainda, no entanto, objeto de estudo sistemático, pelo que permanecem com simples suposições.
  • Bica da Rola
  • Fonte de João Pais
  • Fonte da Sr.ª da Luz
  • Igreja de Santa Catarina
  • Igreja de Nossa Sr.ª de Fátima

Contactos

Junta de Freguesia de Vale Santiago

Rua da Igreja, 36, 
7630-698 Vale de Santiago 

Tel: 283 691 327 
Fax: 283 691 335
(Chamada para a rede fixa nacional)



E-mailfreguesia.v.santiago@gmail.com 

 

Delegação da Junta de Freguesia de Vale Santiago em Bicos

Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira - 9h/12h30 - 14h/16h30

Bairro Municipal, Lote 8

Caixa Postal 3962
7630-701 Vale Santiago

Tel: 283 623 273
(Chamada para a rede fixa nacional)

Localização