Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Turismo

TURISMO

Este setor foi o que, numa perspetiva de crescimento, maiores alterações sofreu nas últimas décadas. Essas alterações foram de tal ordem que transformaram um setor residual num dos setores, se não o setor, fundamental para o desenvolvimento do concelho de Odemira. 
Neste processo de crescimento foram “construídos” polos, hoje considerados tradicionais, de concentração da oferta turística (alojamento, restauração e animação) muito associados ao produto, também ele tradicional, de sol e praia.

A Zambujeira do Mar, Longueira e Almograve e Vila Nova de Milfontes congregam a grande maioria da oferta turística do concelho e caracterizaram-se por um crescimento urbano de natureza exponencial ao longo das últimas décadas.

O alojamento tem vindo a apresentar alterações substanciais ao longo dos anos, registando-se de forma evolutiva o aumento de empreendimentos turísticos que contribuem para um expressivo crescimento em número de unidades e camas turísticas, que acrescentam níveis muito relevantes de qualidade e de diversidade na oferta local.

A restauração afinou pelo mesmo diapasão do alojamento tendo em conta uma melhoria evidente nos padrões de atendimento e de adaptação às novas regras. No entanto, é aquele que tem muita margem de progressão tendo em conta a necessidade contínua de melhoria dos padrões de atendimento e à necessidade de construir um caminho de diferenciação do território a partir dos seus produtos gastronómicos.
 
A animação turística, numa perspetiva empresarial, vem dando os seus primeiros passos no concelho o que muito contribui para uma articulação entre o alojamento e a restauração. Esta oferta, agarrada ao forte potencial do concelho em termos de desportos de ar livre ou de aventura, pode ser um dos caminhos determinantes para o combate à sazonalidade e para a construção de uma imagem de diferenciação do território.
 
Visite o Portal Municipal de Turismo
Voltar ao topo