Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Jardim Ribeirinho do Mira

sample_jardim__1_1023_2500_web

O Parque Ribeirinho do Mira constitui uma ampla zona verde de lazer junto ao rio Mira, em Odemira. Este parque é um corredor ribeirinho notável e desempenha por isso uma importante conexão ecológica e cultural com a vila, elementos que caracterizam a paisagem da região. O parque extende-se ao longo da margem direita do rio e é constituído pelo Pecurso Temático linear, que interliga espaços de lazer e de estadia, ladeados por vegetação marcadamente ripícola, ao longo de cerca de 650 metros.

Este percurso constitui um espaço de aprendizagem, de recreio e lazer ligado aos ecossistemas ribeirinhos que permite aos visitantes um conhecimento pormenorizado de aspetos biofísicos do rio Mira e dos seus afluentes, aliando-se a este conhecimento a fruição paisagística da zona ribeirinha. O Percurso Temático da Zona Ribeirinha pretende informar e formar os visitantes sobre todos os aspetos associados às características biofísicas do rio Mira, nomeadamente a sua importância natural, as espécies de fauna e flora que aí se encontram e as atividades económicas que sustenta.

Os jardins que constituem o parque apresentam uma conceção simples e a sua utilização permite aos visitantes usufruírem de uma paisagem excecional, uma vez que o rio Mira apresenta características naturais que lhe conferem um valor patrimonial cada vez mais raro em áreas urbanas.

As recentes intervenções dotaram o espaço de painéis informativos e sinalética interpretativa centrados no tema base do percurso.

Equipamentos:
Parque de Estacionamento e ponte pedonal sobre o rio.

Informações úteis:
Localização: Margem direita Rio Mira, Largo do Cais, Odemira
Freguesia: São Salvador e Santa Maria
Área: 650m comprimento
Coordenadas: 37º 35’ 54.1” N, 8º 38’ 48.1” W

Voltar ao topo