Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Arquivo corrente e intermédio

Arquivo Corrente

O Arquivo Corrente e o Arquivo Intermédio são constituídos pela documentação produzida ou reunida pelos diferentes órgãos e serviços do Município, independentemente da data e do tipo de suporte ou formato, como resultado da atividade municipal e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação.

Encontra-se dividido fisicamente em dois espaços distintos: Arquivo Corrente, no edifício dos Paços do Concelho e Arquivo Intermédio, no antigo edifício do Miranda, sito na Av. Teófilo da Trindade, nº2, em Odemira.
Objetivos
Organizar e atualizar os sistemas de arquivo de documentos e processos administrativos e garantir o acesso pelo público interessado e pelos serviços municipais
Competências
  • a) organizar e manter atualizado o arquivo administrativo da Câmara Municipal de Odemira, em cumprimento das disposições legais aplicáveis;
  • b) arquivar, depois de catalogados, todos os documentos, livros e processos administrativos que lhe sejam remetidos pelos serviços municipais;
  • c) propor a adoção de planos adequados de serviço;
  • d) propor, nos termos da lei, a eliminação de documentos;
  • e) prestar informações periódicas quanto à situação do arquivo geral administrativo;
  • f) organizar e garantir o acesso, quer pelo público interessado, quer pelos serviços municipais, aos documentos e processos em arquivo, nos termos da lei.
Serviços

1. Sala de Leitura

O Arquivo possui uma sala para consulta aberta aos serviços municipais e público em geral. Para acesso à informação existem instrumentos de pesquisa antigos (manuscritos ou impressos) e bases de dados informatizadas, nomeadamente o inventário de documentação camarária.

2. Reprografia

Os pedidos de reprodução de documentos podem ser apresentados nos serviços locais do Arquivo, remetidos via CTT ou via correio eletrónico.

Voltar ao topo