Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Desporto

DESPORTO
A política municipal de investimento no desporto tem tido em conta três dimensões diferentes mas absolutamente complementares, sempre com o princípio base que o desporto é um fator determinante para a qualidade de vida da população, tendo em conta a promoção da saúde.
Uma primeira dimensão passa por um investimento determinante em espaços desportivos, onde o Complexo Desportivo Municipal Dr. Justino Santos assume o papel principal dada a sua dimensão e elevado grau de cobertura de oferta.

Ainda dentro deste capítulo importa referir a quase completa cobertura, ao nível das freguesias, relativamente a grandes campos de jogos, polidesportivos e parques infantis.

Numa segunda dimensão, a aposta em eventos desportivos regulares e relevantes, pretende constituir-se como forma de promoção da prática desportiva para todos, associada à promoção/notoriedade do território.

Eventos desportivos como as “Brisas do Atlântico”, o circuito “Vila de Odemira” e o “Cross dos Cavaleiros” contribuem para promover, junto dos públicos locais, o desporto e a prática saudável de vida, bem como contribuir para trazer notoriedade ao concelho.

Numa terceira dimensão, importa definir claramente as modalidades estratégicas e de excelência de investimento. No futebol formação, tendo em conta o enorme investimento local de clubes e pais numa representação social de desporto de sucesso, importa ter um investimento por parte do município, que contribua para uma boa formação do desportista.

O atletismo tem um histórico e um potencial no concelho que importa fazer renascer, tendo em conta que o investimento que é feito nos eventos locais deve ser acompanhado de uma participação local da mesma ordem. A canoagem e do BTT para além de um histórico, tem uma atualidade de sucesso que importa incrementar, tendo em conta que o meio natural água é um dos elementos fundamentais do concelho de Odemira (mar, rio e barragem).

O BTT pela diversidade a nível paisagístico que o concelho apresente com uma zona interior com algum declive e uma zona litoral mais plana mas também em alguns locais bem arenosa o que torna a modalidade ainda mais exigente quer a nível físico como técnico.

Esta vantagem natural para a prática da canoagem deve ser acompanhada de um investimento municipal que eleve o patamar do território para uma notoriedade nacional e internacional nesta modalidade.

Como aposta de excelência começou há bem pouco tempo o andebol de forma a potenciar o jogo coletivo em ambos os sexos, numa igual oportunidade de evolução e de afirmação enquanto crianças e jovens. Assim espera-se contribuir de forma clara e inequívoca para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos e para o desenvolvimento da modalidade.

Finalmente, os desportos de ar livre ou de aventura têm no concelho o seu meio natural e o caminho de investimento neste âmbito trará fortes retornos em termos turísticos e de diferenciação do concelho a nível nacional e internacional.

A prática desportiva no concelho conta com um vasto programa de apoios que estimula a prática individual e muito em especial o associativismo desportivo, em atividades pontuais e regulares que permitem a continuidade e diversidade da agenda desportiva municipal.


Voltar ao topo