Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Jardim da Fonte Férrea

sample_jardim__1_1023_2500_web

O Jardim da Fonte Férrea é um espaço verde no interior da vila e que se destaca pelo caráter histórico que detém em Odemira. É um jardim público, constituído por zonas ajardinadas, passeios largos, árvores frondosas, viveiros de plantas e uma fonte, da qual derivou o nome atribuído ao jardim.

O jardim está organizado por patamares: na parte inferior e plana desenvolve-se o jardim organizado por canteiros e alamedas de árvores com sebes e, na parte superior encontra-se a coleção de plantas de época – herbáceas – com interesse cultivar e que são prova de um viveiro antigo existente no local. A fonte de águas ferrosas é o ponto de maior interesse por ser o elemento que originou a criação do jardim.

De entre o vasto elenco vegetal que se pode encontrar no jardim, as maiores árvores garantem sombra no verão e a água que corre pelos solos torna o espaço mais fresco e atrativo para atividades ao ar livre junto à natureza.

A importância do jardim para a biodiversidade é notável, sendo a sua manutenção e preservação um aspeto chave para a boa qualidade dos serviços ecológicos que desempenha, e nomeadamente a presença de insetos, fungos e aves cantantes de pequeno porte revela a importância que este espaço tem para o ecossistema.

Equipamentos:
Parque de Estacionamento, restaurante e cafetaria com esplanada, parque infantil, fonte, parque de merendas, casa de banho pública.

Informações úteis:
Localização: Rua da Fonte Férrea, Odemira
Freguesia: São Salvador e Santa Maria
Área: 0,75 há
Coordenadas: 37º 35’ 59.6” N, 8º 38’ 29.3” W

Voltar ao topo