Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Saúde

SAÚDE

O Setor da Saúde integra a Divisão de Desenvolvimento Sócio Cultural e tem como atribuições, entre outras, desenvolver e apoiar projetos que induzam o cidadão à prática de uma iniciativa física regular, numa perspetiva de melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida, com especial incidência em segmentos-alvo especiais, nomeadamente idosos, cidadãos portadores de deficiência, populações carenciadas e jovens.

Concorrem para este desígnio algumas atividades municipais como sejam a Unidade Móvel de Saúde, o Cartão Social Municipal +65, Caminhadas, a Escola Municipal de Atividades Aquáticas e Ginásio, os projetos Infância Ativa e Viver Ativo.

Neste âmbito, o Município de Odemira integra a Rede de Municípios Saudáveis, favorecendo o trabalho em rede e partilha de experiências com outras autarquias.

Projetos e Respostas na Área da Saúde
Cartão Social Municipal

Trata-se de um Regulamento Municipal que se destina a proporcionar benefícios aos agregados familiares em situação de carência socioeconómica, com apoios específicos para a população idosa na área da saúde.
Os beneficiários do Cartão Social Municipal com idade igual ou superior a 65 anos, poderão usufruir das seguintes regalias:

  • a) Financiamento de 50% da parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde na medicação adquirida, mediante apresentação de fotocópia da receita médica e declaração médica de doença crónica, bem como o talão comprovativo da sua aquisição;
  • b) Financiamento de 100% da parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde na Vacina da Gripe, mediante apresentação de fotocópia da receita médica bem como o talão comprovativo da sua aquisição;
  • c) Desconto de 50% no acesso às Piscinas Municipais;
  • d) Desconto de 50% em todos os eventos no Cineteatro Camacho Costa.
Cartão Abem – Rede Solidária do Medicamento

O Cartão abem – Rede Solidária do Medicamento destina-se a proporcionar benefícios na aquisição de medicamentos a agregados familiares carenciados do Concelho de Odemira, que de outra forma ficariam condicionados na aquisição e respetiva toma de medicação prescrita, permitindo-se o acesso generalizado ao medicamento por parte de toda a população mais carenciada do concelho de Odemira, com caráter prolongado no tempo ou para suprir situações de inesperada carência económica.
Os beneficiários poderão obter gratuitamente os medicamentos comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde sendo que lhes será fornecido medicamento genérico. Quando o medicamento prescrito não tiver genérico associado, será entregue o medicamento de marca gratuitamente.

Condições de Acesso:

Podem beneficiar do Cartão Abem – Rede Solidária do Medicamento todos os agregados familiares recenseados e residentes no Concelho de Odemira, desde que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Ter residência no Concelho há mais de um ano.
  • Rendimento do agregado familiar mensal per capita seja igual ou inferior a 300,00€ (trezentos euros).
  • Não possuir outro prédio ou fração autónoma do prédio destinado à habitação, ou receber rendimentos decorrentes da propriedade de quaisquer imóveis.
Unidade Móvel Social (UMS)

A UMS é um programa que assume a finalidade de dar resposta ao objetivo fundamental da Lei de Bases da Saúde, “Obter a igualdade dos cidadãos no acesso aos cuidados de saúde, seja qual for a sua condição económica e onde quer que vivam, bem como garantir a equidade na distribuição de recursos e na utilização de serviços”.

A UMS presta cuidados multidisciplinares (de natureza preventiva, curativa, de reabilitação e paliativa), numa lógica de proximidade com qualidade, colmatando as assimetrias geográficas do concelho, de forma a garantir o máximo de equidade nos cuidados de saúde.
Os enfermeiros da UMS realizam visitas no domicílio; procedem à aplicação de questionários; efetuam a avaliação da situação de saúde – gestão do regime terapêutico; efetuam a avaliação dos parâmetros vitais; realizam ensino, procedem à vacinação do tétano, da gripe, etc.; facilitam o acesso à saúde na marcação de consultas, na articulação com os médicos, nas necessidades de vida diárias, na gestão de conflitos familiares, no contacto direto com os familiares, na articulação com a assistente social; acompanham utentes em ECCI normalmente são os que estão isolados; fazem a “manutenção dos aparelhos de teleassistência; articulam com outros profissionais e setores da comunidade.

Esta Unidade resulta de uma parceria entre a Administração Regional de Saúde (ARS), representada pela Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), o Município de Odemira (MO) e Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO).

Viver Ativo

É uma iniciativa da Câmara Municipal de Odemira que possui como objetivo geral: melhorar a qualidade de vida da população inativa do concelho, por intermédio da prática de atividade física regular.

Atividades de ginásio adaptadas à população a que se destina, passeios a pé, jogos tradicionais, visitas culturais, convívios, entre muitas outras ações.

Parceiros: Centro de Saúde de Odemira, Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento do Desporto.