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Apoio ao Consumidor

DECO dá apoio jurídico gratuito em Odemira

DECOA DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor vai continuar a promover em 2017 sessões gratuitas de atendimento ao consumidor. 

À semelhança dos anos anteriores, as sessões são gratuitas e abertas a todos os consumidores, sendo efetuadas por um jurista da DECO, um dia por mês, entre as 12 e as 15 horas, garantindo-se toda a confidencialidade nesse atendimento. As sessões decorrerão nas instalações da Oficina do Empreendedor, situada na Rua Alexandre Herculano, n.º 20

Em 2017 as sessões de atendimento aos consumidores estão agendadas para os dias:

  • 19 de janeiro
  • 16 de fevereiro
  • 16 de março
  • 20 de abril
  • 18 de maio
  • 16 de junho
  • 21 de julho (irá decorrer no recinto da FACECO em horário a confirmar)
  • 17 de agosto
  • 21 de setembro
  • 19 de outubro
  • 16 de novembro
  • 21 de dezembro

 


A iniciativa tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre os direitos do consumidor, nas mais diversas áreas, garantias, bancos, compra e venda de bens e serviços, serviços públicos essenciais, telecomunicações, seguros, time-sharing e sobre-endividamento.

A iniciativa surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre a CIMAL – Comunidade Intermunicipal Alentejo Litoral e a Delegação Regional de Évora da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com o apoio do Município de Odemira.
A DECO e a Câmara Municipal de Odemira reforçam os direitos dos consumidores em 2016
A DECO - Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo vigente com a Câmara Municipal de Odemira, registou no ano de 2016, um aumento de quase 20% de pedidos de intervenção relativamente a 2015.

O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Odemira recebe na tarde da terceira quinta-feira de cada mês, uma jurista da DECO Évora que na Oficina do Empreendedor atende os munícipes do concelho, prestando informação e apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento das famílias. Este atendimento é gratuito aos consumidores.


Em resultado do protocolo com o Município de Odemira, verificámos durante 2016 um aumento do número de reclamações apresentadas pelos munícipes consumidores de Odemira, tendo sido registados 54 pedidos de intervenção, número superior ao de 2015 em que se registaram 46 pedidos. O sector dos serviços gerais (26%), as comunicações eletrónicas (20%), sobre-endividamento das famílias (18%), foram os temas que lideraram as reclamações neste último ano.


A DECO e a Câmara tem desenvolvido uma parceria vantajosa para que os consumidores de Odemira resolvam os seus conflitos de consumo e beneficiem de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas e fazer uma melhor gestão do seu orçamento. Para isso tem sido também dinamizados espaços de informação em rádios regionais oferecendo um maior acesso dos consumidores à informação. A DECOJovem também tem procurado trabalhar com as escolas do concelho para promover a educação do jovem consumidor dinamizando sessões informativas em contexto escolar.

Também as IPSS’s do concelho se tem associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade sobre os temas que mais preocupam a população desta região do Alentejo, como seja as questões relacionadas com a gestão do orçamento; os critérios de escolha a ter na compra de bens e serviços e os direitos do consumidor.

Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal, os munícipes do concelho poderão beneficiar de apoio da DECO estabelecendo, para o efeito, contacto prévio com a Autarquia afim de realizarem marcação para o atendimento mensal, através do contacto telefónico 283 320 900.

Contactos com a imprensa: Helena Guerra - DECO 266 744 564

Notícia da responsabilidade da DECO

Documentos

Consulte documentação útil para esclarecer dúvidas sobre a liberalização do mercado energético.
 
 
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