Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

António Manuel Ledo

António LedoAntónio Manuel Ledo é natural de S. Martinho das Amoreiras, mas fixou-se em S. Luís por razões profissionais, tendo desempenhado funções de técnico de Segurança Social nos serviços públicos da Segurança Social em Odemira, serviço que desempenhou ao longo de muitos anos com zelo, dedicação e profissionalismo.

É ainda durante este período de funcionário público que cresce o gosto pelas causas públicas chegando à Presidência da Direção da Casa do Povo há mais de 20 anos, cargo que vem desempenhando desde então, e no qual desenvolveu um trabalho fundamental na dinamização de atividades culturais, recreativas e desportivas, especialmente direcionado para as atividades coletivas e para a solidariedade social, na promoção da saúde, do bem-estar, da solidariedade, dignidade e qualidade de vida.

António Manuel Ledo preside desde então à Direção da Casa do Povo de S. Luis, Instituição de utilidade Pública sem fins lucrativo, fundada em 1938, cuja dinâmica se desenvolve em torno de uma atividade principal na prestação de apoio à população mais envelhecida e atividades recreativas, desportivas e culturais.

Para além de um vasto conjunto de atividades de recreio, desporto e cultura, com destaque para a dinâmica que imprimiu ao programa de marchas populares iniciadas há 22 anos, António Manuel Ledo, foi sem dúvida o maior sonhador e dinamizador de um ambicioso projeto social de apoio às populações locais para a prestação dos serviços à terceira idade, com o objetivo central de criar um serviço de apoio domiciliário e um lar residencial.

Foi ainda na década de 90 que, sob a batuta de António Manuel Ledo, e apesar das dificuldades, a instituição viu o projeto nascer e crescer, sendo com imenso orgulho que viu em 2001, ser inaugurado o novo Centro de Dia local, passando os idosos da freguesia a ter o apoio necessário, com assistência de pessoal qualificado e passando assim, essa fase adiantada da vida, com mais carinho e conforto.

Mas como o objetivo da Instituição sempre foi a construção de um Lar, a ideia avançou para o projeto e este viria a ser aprovado em candidatura para a sua construção pelo programa POPH em 2010, construído desde 2012 e inaugurado em 18 de Maio de 2016, tendo contado para esta grande obra, com o apoio e comparticipação do Estado, do Município e colaboração de todos os S. Luizenses, em iniciativas diversas, como afirma com orgulho.

Homem simples, afável, de elevados valores humanos, determinado, empreendedor e de persistência sem limites, António Manuel Ledo não fez nada sozinho, mas a sua energia e crer foi determinante na conquista por aquilo em que acredita e quer, sem nunca esmorecer!

É inegável a valia do projeto social da Casa do Povo de São Luís, que tem mantido ao longo dos anos um trabalho de grande relevância nas respostas sociais na freguesia de S. Luis do concelho de Odemira, prestando auxílio a cerca de 140 utentes, em três valências: 35 em Centro de Dia, 68 em Apoio Domiciliário e 29 em Lar Residencial.

Constitui, assim, um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça e valorize, publicamente, o papel e a ação que António Manuel Ledo tem demonstrado ao longo da sua vida e que prossegue.

António Manuel Ledo é exemplo para todos de Mérito e Altruísmo, pela excecional relevância da sua dedicação a causas sociais e humanitárias, exemplo de dedicação aos outros.

Em reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho e obra, ao serviço da comunidade, nomeadamente, em termos Culturais, Sociais e Recreativos, o Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito a António Manuel Ledo.

Odemira, 25 de abril de 2017