Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

António das Candeias Silvestre

António SilvestreAntónio das Candeias Silvestre, com 85 anos de idade, carpinteiro de profissão, é um Homem de causas, um lutador pelo desenvolvimento do concelho que o viu nascer, sendo natural da freguesia de Santa Maria.

Foi eleito nas autárquicas no ano de 1982 tendo sido designado Vereador a tempo inteiro pelos seus conhecimentos de saber, gerir e fazer obras de construção civil, cargo que desempenhou durante seis anos ao serviço da Câmara Municipal de Odemira e na qualidade de Adjunto do Presidente da Câmara Dr. Justino Santos para a mesmas funções pelo período de mais de seis anos.

Foi um gestor que nas obras municipais aplicou os seus conhecimentos, desempenhando com amor, dedicação e grande responsabilidade tudo aquilo em que se envolveu. Era conhecida por muitos que com ele partilharam, a grande convicção que tinha de tudo fazer, com perfeição, boa camaradagem com as equipas que estiveram sob a sua orientação.

Várias foram as equipas constituídas nessa altura - de terraplanagens, construção civil, cofragem, pavimentações, entre outras, que em conjunto com o Encarregado Geral Senhor “Zeca” e o apoio do Presidente da Câmara Dr. Justino Santos e restante Vereação, conduziu de forma altruísta com a resposta tão necessária que o interior do nosso concelho precisava e que esteve votado ao esquecimento durante muitos anos. Era necessário revitalizar o Interior do nosso concelho, dar esperança a quem já tinha muito pouca, pelo que só com inteligência e amor seria possível quebrar esse abandono e dar uma nova esperança, como veio a acontecer.

A Revolução iniciada em 25 de Abril da 1974, com o Poder Local Democrático e a convicção de que tudo era possível transformar, foram projetadas e executadas novas Estradas, Caminhos, Pontes e Pontões, Pequenas Barragens, com a opinião e grande intervenção de António Silvestre.

Sempre que se iniciava uma estrada, António Silvestre contribuía para que os contactos com proprietários e rendeiros sempre se fizessem amigavelmente e fosse possível avançar os investimentos sem incompreensões e até na maioria das vezes sem qualquer pagamento monetário.

Existiu sempre ou quase sempre o acordo e tomada de medidas para suprir necessidades dos proprietários ou rendeiros, construindo-se pequenas barragens ou através da colocação de tubos ou manilhas ou o acesso ao monte para servir as pessoas e melhorar-lhes as condições para se manterem no Interior do concelho.

Na obra que fica, destaca-se o Jardim de Infância Nossa Senhora da Piedade e instalações da Congregação das Oblatas do Divino Coração, os trabalhos de todos os muros envolventes à atual Biblioteca Municipal, bem como o grande “anfiteatro”, com pedra transportada da zona da Brejeira, Várzea do Carvalho, Pereiro Grande, recolhida, selecionada e aplicada pelas brigadas de trabalhadores das obras municipais.

Para além dos referidos trabalhos, outros pela sua imponência e beleza, são de referir, como as obras de embelezamento na envolvente do Mercado Municipal, da Rua D. Mécia Agudo, do Largo José Maria Lopes Falcão, bem como as obras de toda a envolvente do Bairro do Simplício e Estrada da Circunvalação.
Os “muros em pedra” existentes em vários sítios da vila de Odemira, já foram objeto de apreciação por diversos arquitetos e engenheiros, que reconhecem o trabalho minucioso e perfeito como sendo uma obra de arte, que merece ser valorizada.

Durante as funções que desempenhou como Vereador e Adjunto do Presidente, colocou os seus saberes e a sua inteligência ao serviço da causa pública, com zelo, dedicação e amor, com grande frontalidade e uma postura de um verdadeiro democrata.

Perante o que atrás se referiu, constitui um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça e valorize publicamente, o papel e a ação que António Silvestre sempre demonstrou possuir, sendo um exemplo para as gerações vindouras pelo seu amor à causa pública, dedicação, rigor e mérito que sempre o caracterizaram.

Em reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho do seu trabalho e obra, ao serviço da comunidade Odemirense, o Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito a António das Candeias Silvestre.

Odemira, 25 de abril de 2018