Qualidade da Água
Assegurar a qualidade de água para o consumo humano, constitui um objetivo primordial do Município de Odemira, de forma a proteger a saúde, e salvaguardar a sua utilização sustentável.
Ao longo do ano, são efetuadas recolhas previamente calendarizadas, em vários pontos de amostragem pré – estabelecidos, nos vários sistemas de abastecimento. Estes pontos de amostragem, bem como, os parâmetros a analisar e a sua frequência, são definidos num Programa de Controlo da Qualidade da Água para consumo humano (PCQA), que todos os anos, é elaborado pela entidade gestora e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que é a autoridade competente para a coordenação e fiscalização da legislação que regula a qualidade da água para consumo humano.
De acordo com a atual legislação, são definidos conjuntos de parâmetros, que variam em função da natureza, da origem das águas (subterrâneas ou superficiais) e dos processos de tratamento utilizados, que se distribuem nos seguintes grupos: Parâmetros de Controlo de Rotina 1, Parâmetros de Controlo de Rotina 2 e de Controlo de Inspeção.
Sempre que se verifique algum incumprimento, ou seja, sempre que os valores ultrapassem os limites recomendados, são comunicados imediatamente à autoridade de saúde e a ERSAR, sendo simultaneamente tomadas as medidas corretivas consideradas adequadas.
Controlo Analítico da Qualidade da Água para Consumo Humano
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Edital n.º 040-2018 - Controlo Analítico da Qualidade da Água para Consumo Humano
1 º Trimestre de 2018
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Edital n.º 062-2018 - Controlo Analítico da Qualidade da Água para Consumo Humano
2º Trimestre de 2018
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Edital n.º 094-2018 - Controlo Analítico da Qualidade da água para consumo humano
3.º trimestre de 2018
ODEMIRA CONQUISTA SELO DE QUALIDADE DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO
Odemira destacou-se pela qualidade exemplar de água para consumo humano em 2017, tendo sido uma das 117 entidades gestoras distinguidas nos "Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017", na 12ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 7 e 8 de novembro, em Lisboa. Esta é uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.dade de serviço relativos a 2016.
Foram atribuídos selos de qualidade para os serviços de águas nas categorias de abastecimento público de água (em alta e em baixa), saneamento de águas residuais urbanas ao consumidor (serviço em baixa) e selos de qualidade exemplar de água para consumo humano. Nesta edição foram considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.