Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa

Eng_Manuel_Rafael_Amaro_da_CostaO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito, a título póstumo, a Manuel Rafael Amaro da Costa, ilustre engenheiro e político.

Nascido em 1910, em S. Martinho das Amoreiras no Concelho de Odemira, o Eng.º Amaro da Costa distinguiu-se na área da engenharia hidráulica. Foi o primeiro diretor-delegado da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira (fundada a 21 de outubro de 1943), e posteriormente assumiu, durante alguns anos, o cargo de presidente desta comissão.

Entre 1951 e 1969, ocupou sucessivamente os cargos de Subsecretário de Estado do Fomento Ultramarino, Subsecretário de Estado das Obras Públicas e Secretário de Estado da Indústria.

Foi um forte mentor e impulsionador do Plano de Rega do Alentejo e, por essa via, à construção da Barragem de Santa Clara, sendo um dos principais impulsionadores do Perímetro de Rega do Mira, provavelmente a obra mais importante que o concelho de Odemira alguma vez conheceu em termos de valorização do potencial agrícola e pecuário. Foi também um acérrimo defensor da construção da Barragem do Alqueva, obra que veria iniciar-se para sua grande alegria.

Em dezembro de 1976 foi eleito membro da Assembleia Municipal de Odemira, cargo que exerceu com distinção.

A sua personalidade, profissionalismo e ação no exercício das funções públicas foram reconhecidas por diversas condecorações recebidas ao longo da vida.

O Município de Odemira tem o orgulho de homenagear o Homem que muito fez pela nossa terra e por uma vida melhor para os seus concidadãos. O Município de Odemira e a sua população, o Alentejo e o País muito devem ao cidadão Manuel Rafael Amaro da Costa e à sua justificada ação como engenheiro e político.

O Eng.º Manuel Rafael Amaro é por isso merecedor do galardão atribuído

Odemira, 25 de abril de 2010
Voltar ao topo