Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Manuel Augusto Marcos

Manuel_Augusto_MarcosO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito, a título póstumo, a Manuel Augusto Piegas Marcos, natural da freguesia de S. Salvador, nascido em 18 de dezembro de 1944, cidadão de muita sensibilidade e por todos respeitado, que se destacou pela sua honestidade, coerência e combatividade.

Técnico Agrícola de profissão, imperou sempre nele o profissionalismo, a camaradagem e o respeito pelos outros. Os agricultores do nosso concelho são disso testemunhas.

Homem simples, íntegro e sociável. Sempre disponível e com simpatia, participava e colaborava nas organizações onde, com lucidez e alma, interiorizava a arte de cariz popular.

Apresentador de eventos, sempre que fosse convidado, subia a qualquer palco para fazer a apresentação de artistas e poetas populares. Quando estava bom da garganta, bem disposto e a companhia era boa, o Manuel, a pedido de alguém ou de sua iniciativa, gostava de cantar o fado ou uma canção revolucionária.

Jornalista e colaborador de vários jornais, na Antena 1, na Rádio Praia e Rádio Maré Alta, procurava com empenho e saber, a pequena notícia que ocorria aqui e ali. Procurava mexer e agitar o que na sua opinião achava mal.

Desempenhou ao longo da sua vida diversos cargos públicos, tendo sido Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, Vereador da Câmara Municipal de Odemira e Presidente da Cooperativa. Desempenhou estas funções sem que alguma vez, outros interesses ou objetivos o fizessem vacilar ou mudar as ideias que sempre defendeu - Igualdade, Fraternidade e Amizade.

O Manuel Augusto era Homem solidário, humilde e coerente. Com abril vivia, em abril disse Adeus.

O Município de Odemira tem o orgulho de homenagear este Homem que muito fez pela nossa terra e pela cultura popular. Manuel Augusto Marcos é por isso merecedor do galardão atribuído.

Odemira, 25 de abril de 2010