Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Manuel António Candeias Gonçalves

Dr. Manuel Candeias Gonçalves
(Vila Alva, 1924 - Odemira, 2001)
 
Dados biográficos
 
Advogado, professor e poeta. Nasceu em 1924, em Vila Alva, concelho de Cuba, e faleceu em 22 de novembro. Estudou no Liceu Nacional de Beja e licenciou-se em Direito na cidade de Lisboa. Foi conservador do Registo Civil em Mértola, onde fundou o Externato Liceal D. Sancho II.

Em 1962 estabeleceu-se em Odemira, onde adquiriu o Externato Liceal local, que viria a ser a Escola Almirante Pessanha;

Entre o antigo liceu e a atual Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves de Odemira, lecionou Língua Portuguesa (era considerado um notável latinista), História, Introdução ao Direito, Noções de Administração e Relações Públicas.

Enquanto advogado, construiu uma brilhante carreira, não só pela entrega e empenho na defesa das causas que abraçava, pela honestidade que sempre o caracterizou, mas também pelo profundo conhecimento da Lei.

Manuel Candeias Gonçalves tornou pública a poesia que corria nas veias já com alguma idade, mas sem dúvida muito a tempo de receber o reconhecimento e admiração por mais esse dom. A autarquia odemirense publicou, em 1994, a obra "Poemas da voz sem fala", seguida de "Cantiguinhas de quadra e meia" e "Cárcere Privado".

Numa pequena brochura preparada para acompanhar a iniciativa de homenagem que a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves de Odemira preparou, com depoimentos e alguns poemas, pode ler-se algo que faz toda a justiça a Manuel Candeias Gonçalves, “...foi um cidadão em quem todos nós vimos refletidos os verdadeiros valores do humanismo”.