Odemira assinala dia Municipal para a Igualdade

O Município de Odemira pretende comemorar, no dia 24 de outubro de 2016, o Dia Municipal da Igualdade, através da realização de várias atividades sobre o tema da igualdade, com destaque para performances de sensibilização e para a conferência sobre o tema. Esta é uma iniciativa que decorre do Plano Municipal para a Igualdade de Género.

Durante a manhã, a partir das 10.00 horas, decorrerá no Jardim Sousa Prado, em Odemira a performance “A Igualdade Sai à Rua”, promovida pelo GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor / TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

A partir das 14.30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, será realizada a conferência “Promoção da Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres”, que pretende sensibilizar os técnicos e dirigentes dos diferentes parceiros da Rede Social de Odemira para a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Será apresentado o Plano Municipal para a Igualdade de Género de Odemira, por Deolinda Seno Luís, vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pela Área da Ação Social, bem como o estudo “Os Usos do Tempo de Homens e Mulheres em Portugal”, por Ana Cardoso, do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social. A conferência terá também como convidada especial Maria do Rosário Carneiro, docente universitária e vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, que apresentará a comunicação “Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres”. A moderação estará a cargo de Natália Correia, Conselheira Municipal para a Igualdade.

A cerimónia incluirá com a entrega de prémios do Concurso Literário sobre Igualdade de Género, promovido pelo Município de Odemira.

Para as 17.00 horas e ainda no âmbito do evento, está agendada a inauguração da exposição de pintura “Em Louvor das Mulheres”, da autoria do artista Zelito (da Ilha do Fogo, Cabo Verde), no âmbito do Festival Sete Sóis, Sete Luas.

07 Outubro 2016