Odemira assinalou dia Municipal para a Igualdade

No dia 24 de outubro o Município de Odemira assinalou o Dia Municipal da Igualdade, através da realização de várias atividades sobre o tema da igualdade de género, com destaque para performances de sensibilização e para a conferência sobre o tema. Esta é uma iniciativa que decorre do Plano Municipal para a Igualdade de Género.

Durante a manhã, decorreram na Casa da Juventude em Odemira diversas atividades promovidas pelo GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor / TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

À tarde na Biblioteca Municipal José Saramago, teve lugar uma conferência “Promoção da Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres”, que teve como objetivo sensibilizar os técnicos e dirigentes dos diferentes parceiros da Rede Social de Odemira para a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Foi ainda apresentado o Plano Municipal para a Igualdade de Género de Odemira, por Deolinda Seno Luís, vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pela Área da Ação Social, bem como o estudo “Os Usos do Tempo de Homens e Mulheres em Portugal”, por Ana Cardoso, do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social. A conferência teve também como convidada especial Maria do Rosário Carneiro, docente universitária e vice-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, que apresentou uma comunicação alusiva à “Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres”.

A cerimónia incluiu ainda a entrega de prémios do Concurso Literário sobre Igualdade de Género, promovido pelo Município de Odemira.

No âmbito do evento, teve lugar a inauguração da exposição de pintura “Em Louvor das Mulheres”, da autoria do artista Zelito (da Ilha do Fogo, Cabo Verde), no âmbito do Festival Sete Sóis, Sete Luas, que estará patente até ao mês de novembro.

Plano para a Igualdade de Género

20 Outubro 2016