Odemira recebe exposição de fotografia na Igreja da Misericórdia

Entre os dias 16 e 29 de novembro, vai estar patente ao público na Igreja da Misericórdia, em Odemira, a exposição de pintura “Matriz” de João Barros Silva, numa iniciativa promovida pelo Município de Odemira.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9.00 e as 17.00 horas, Igreja da Misericórdia, no Largo Miguel Bombarda. A inauguração está agendada para o dia 18 de novembro, pelas 15.30 horas.

Serão expostas várias pinturas a óleo, sendo os seus trabalhos retratos de individualidades nacionais, que se destacaram em áreas como a cultura e o desporto, onde se encontram retratos de Amália Rodrigues e José Saramago.

João Barros Silva, nascido em Angola em 1958, filho de um pintor autodidata, desde cedo conviveu com esta forma de arte. Na sua adolescência pinta os seus primeiros quadros a óleo sobre tela ou madeira, iniciado pelo seu pai de quem absorveu as maiores influências e gosto particular pela figura humana. Em 1975, com a vinda para Portugal em vésperas da independência de Angola, interrompe por vários anos a sua atividade artística. Já durante a frequência do curso de medicina e de modo esporádico, retoma o desenho a grafite. Em 2014 é-lhe lançado o desafio para integrar um grupo de seniores da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas, que reunia semanalmente sob a orientação de uma professora de Artes Plásticas com o objetivo de aprender técnicas de pinturas. Foi então que teve um contacto mais sério e continuado com a pintura a acrílico, tendo ganho a paixão pelo retrato, privilegiando o olhar, autêntico espelho de alma.

João Barros Silva conta com várias exposições no seu currículo, individuais e coletivas, em várias galerias e espaços culturais.

15 Novembro 2016