Jornadas Escolares juntam 1000 alunos em Sabóia

Assembleia das Crianças, Assembleia Municipal Jovem, ciências, desporto e cultura são os ingredientes das Jornadas Escolares de Odemira que irão decorrer na Escola do 2º e 3º Ciclo de Sabóia, entre os dias 19 e 22 de março, mobilizando cerca de 1000 alunos das várias escolas do concelho. O tema deste ano é o Rio Mira e o objetivo é desafiar os alunos a apresentar propostas para o concelho, promover o convívio e a partilha de experiências. A iniciativa é do Município, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

O dia 19 de março será dedicado ao 1.º ciclo. Pelas 10.00 horas, será promovida a Assembleia das Crianças, com a participação de alunos representantes de todas as escolas do concelho e que irão debater e apresentar temas relacionados com o Rio Mira. O objetivo é incentivar as crianças para a participação pública e intervenção na comunidade. Durante a tarde haverá atividades de Ciências Experimentais, a Gincana da Semana da Diferença e a apresentação de um Projeto de Iniciação de Robótica.

O dia 20 de março será dedicado ao Desporto, com atividades a serem organizadas pelos docentes de educação física dos agrupamentos/escolas e técnicos de desporto do Município de Odemira, com destaque para o Andebol e Orientação.

O dia 21 de março será dedicado às Ciências Experimentais e Expressões, com a apresentação do Projeto “Educar” (desenvolvido pelo Zoomarine), Pintura de Mural e atividades com voluntários do Serviço Europeu de Voluntariado.

Cidadania e participação é o último tema das Jornadas Escolares, no dia 22 de março. Pelas 10.00 horas, decorrerá a Assembleia Municipal Jovem, realizada no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira. Vários grupos de jovens, em representação das escolas do concelho (2º e 3º ciclo, secundário e profissional), apresentarão aos deputados municipais propostas concretas para o território, relacionadas com o tema das Jornadas.

As Jornadas Escolares de 2018 terminarão com um Concurso de Talento, que decorrerá no Pavilhão da Junta de Freguesia, a partir das 14.00 horas.

06 Março 2018