Odemira recebe 1ª Conferência sobre “Estereótipos de Género”

“Estereótipos de Género” vai ser o tema da conferência, dinamizada por Rita Ferro Rodrigues, que irá decorrer em Odemira, no Cineteatro Camacho Costa, Odemira no dia 4 de maio, a partir das 10.30 horas.

Rita Ferro Rodrigues modera o encontro entre a comunidade de Odemira e os convidados Miguel Vale de Almeida (antropólogo, professor do ISCTE e ativista LGBT), Ana Matos Pires (psiquiatra, Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULSBA e cronista Capazes) e Kiko (o jovem ator e youtuber Francisco Soares), com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro.

A Vereadora Deolinda Seno Luís apresentará o trabalho desenvolvido pelo Município de Odemira no âmbito da promoção da igualdade de género e que veio culminar num trabalho conjunto com o Município de Aljezur, concretizado no Plano Intermunicipal “Uma Ponte para a Igualdade”.

O momento será também de apresentação dos dois projetos aprovados pelos jovens e deputados na Assembleia Municipal Jovem de Odemira de 2017, dedicada ao tema “Igualdade de Género”, designadamente os projetos “Igualdade de Género na Família”, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de S. Teotónio e “Box É-me igual”, apresentado pelo Colégio Nossa Senhora da Graça.

O que são estereótipos de género e como a atribuição de papéis baseados no sexo biológico perpetuam desigualdades sociais, económicas e culturais entre homens e mulheres em Portugal, entre outras questões, serão os temas em debate na conferência.

Concurso de fotografia, vídeo e texto “Capazes pela Igualdade”

Até dia 16 de julho estão abertas as inscrições para o concurso de fotografia, vídeo e texto “Capazes pela Igualdade”, promovido no âmbito do projeto Clubes Capazes e dirigido a estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário da região do Alentejo.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar jovens estudantes da região do Alentejo, para capacitá-los enquanto agentes na promoção da igualdade de género, através da criação artística em contexto tecnológico. Mais informação sobre o concurso em www.clubescapazes.pt ou através do e-mail clubes@capazes.pt

30 Abril 2018