Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza inaugura da intervenção de Estabilização e Consolidação das Arribas da Praia da Zambujeira do Mar

A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, esteve presente na manhã de 25 de julho, na inauguração da intervenção de Estabilização e Consolidação das Arribas da Praia da Zambujeira do Mar, obra que vem dar resposta à correção de situações problemáticas de erosão costeira há muito identificadas, no sentido da eliminação, redução e controlo do risco e salvaguarda de pessoas e bens, minimizando o risco associado à instabilidade das arribas e repondo o equilíbrio deste sistema natural.

“Ganhámos segurança e qualidade, numa obra concluída em tempo record”, foram as palavras de Célia Ramos que anunciou que o Ministério do Ambiente está a programar um ciclo de ações até ao ano 2030, no âmbito do Programa Litoral XXI, com vista a “Prevenir, proteger e reduzir a exposição ao risco” face aos fenómenos das alterações climáticas e da subida do nível médio da água do mar.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, manifestou a sua “Satisfação pelos objetivos atingidos quanto à segurança e integração paisagística da intervenção”, sublinhando a “Preocupação quanto ao futuro”, mostrando-se disponível para dar continuidade às parcerias estabelecidas entre as várias entidades com responsabilidade na gestão do litoral.

A iniciativa contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, André Matoso, e do Presidente da Junta de Freguesia de S. Teotónio, Dário Guerreio.

Este foi investimento global de 1.377.942 €, com financiamento do POSEUR / Fundo de Coesão. O projeto foi aprovado pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente, sendo a Sociedade Polis Litoral Sudoeste responsável pela sua concretização.

25 Julho 2018