Odemira recebe Dia da Responsabilidade Social

No próximo dia 16 de outubro, o Município de Odemira vai dinamizar o Dia da Responsabilidade Social, no âmbito do “Ser Responsável - Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira”, e que incluirá formação para o tecido empresarial e a conferência “A Responsabilidade Social: que papel e que desafios para o futuro?”

A Responsabilidade Social é um compromisso de cidadania entre organizações, a comunidade e o meio envolvente, sendo que os projetos de responsabilidade social acrescentam valor à empresa e reforçam a sua ligação à comunidade. O Livro Verde da Comissão Europeia define a responsabilidade social como a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e interações com outras partes.

Sensibilizar as empresas, refletir criticamente sobre estas matérias, dar destaque a experiências e projetos empresariais, em áreas como a proteção do ambiente e combate às alterações climáticas, o apoio à vida comunidades locais, a política de recursos humanos da empresa, entre outros, são propósitos do Dia da Responsabilidade Social.

Durante a manhã, partir das 10.00 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, será dinamizada uma formação sobre Responsabilidade Social, pelo GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, dirigida às empresas do concelho.

A conferência decorrerá pelas 14.00 horas, no Cineteatro Camacho Costa, numa iniciativa organizada pela Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral. A iniciativa terá dois painéis temáticos, sendo o primeiro sobre “Modelos e Perspetivas de Responsabilidade Social”, com a participação de Mário Parra da Silva (Presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial) e Paulo Silva (Universidade de Évora), com moderação de Vanda Cruz (UGT). O segundo painel será de apresentação “Boas práticas de responsabilidade social”, com a participação de Margarida Carvalho (Ser Responsável/Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira), Maria João Cunha (DELTA), Luís Mesquita Dias (VITACRESS) e Luís Pinheiro (Maravilha Farms), com moderação de Tiago Seixas (Associação Grace).

09 Outubro 2018