OP de Odemira inicia votação em propostas para investimentos públicos

Durante todo o mês de novembro decorrerá a votação nas 18 propostas finalistas apresentadas pela população para o Orçamento Participativo do Município de Odemira (OP) e nas 35 propostas finalistas dos processos das 13 Freguesias do concelho, num total de 53 propostas.

O objetivo do OP é reforçar a participação ativa dos munícipes, possibilitando a apresentação de projetos e / ou propostas de investimentos para do concelho e para cada uma das 13 freguesias e que serão agora colocados a votação.

A votação decorrerá em simultâneo em todas as freguesias. O voto poderá ser efetuado de três formas: através de SMS (gratuito), online e presencial. A grande novidade de 2018 é a possibilidade de votação através de SMS, tanto para o OP Municipal como para o OP das Freguesias. Basta enviar para o número 4902 com o texto: ODM Pxx (inserir nº da proposta OP municipal) Pxx (inserir nº da proposta OP Freguesias) Nº BI/CC DATA DE NASCIMENTO (ano, mês, dia) ACEITO.

A votação online ser pode concretizada através da página www.op.cm-odemira.pt, a plataforma online do processo de OP de Odemira, que congrega toda a informação desde o primeiro OP, em 2011. O voto presencial pode ser efetuado no Balcão Único do Município de Odemira (de segunda a sexta-feira, das 9.00 às 17.00 horas) ou nas sedes das Freguesia. Podem votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes na freguesia.

Pela primeira vez está a ser dinamizado em simultâneo o OP Municipal e o OP das Freguesias, na lógica “Odemira Concelho 100% OP”, com o objetivo de potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho.

O OP Municipal tem o valor global de 500 mil euros, dividido em 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do interior com população inferior a 1500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral e/ou com população superior a 1500 habitantes. Cada proposta não poderá exceder o limite máximo de 125 mil euros. O OP das Freguesias, no valor de 10.000,00€ por Freguesia, tem normas uniformes, mas adaptadas à realidade de cada Freguesia. Tanto no OP Municipal como nos OP das Freguesias, as propostas vencedoras serão incluídos nos respetivos orçamentos de 2019.

Listagem de Propostas Finalistas OP Municipal

Listagem de Propostas Finalistas OP das Freguesias