8º Encontro de Violas de Arame de Portugal e do Brasil em S. Martinho das Amoreiras

Com o objetivo de valorizar e preservar a Viola de Arame Portuguesa, irá realizar-se nos dias 10 e 11 de novembro de 2018, na Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, o 8º Encontro de Violas de Arame, numa iniciativa organizada pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, e que contará com violas de todo o continente e ilhas e do Brasil.

Pretende-se que esta seja uma ação importante de resgate e dignificação da cultura regional, destinada a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional.

O encontro contará com a presença da Viola Campaniça (Alentejo), Viola Braguesa (Minho), Viola Beiroa (Beira Baixa), Viola de Arame (Madeira), Viola da Terra (Açores) e Viola Caipira (Minas Gerais/Brasil), dedilhadas por Pedro Mestre e Carlos Loução, José Barros, Ricardo Fonseca, Vítor Sardinha, Bruno Bettencourt e Chico Lobo, respetivamente. A espontaneidade como estas violas “dialogam” permite perceber a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. Dos bailes de roda às festas religiosas, passando pelos despiques, as violas de cordas de arame são o instrumento popular tradicional de eleição. A presença destes tocadores – todos excelentes intérpretes – é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade mas também a história das suas violas.

As Conversas vão estar em destaque, protagonizadas pelos músicos/tocadores intervenientes, bem como alguns investigadores convidados, nomeadamente Ivan Vilela (Instrumentista e Professor na Universidade de São Paulo, Brasil), Salwa Castelo-Branco (Professora e Etnomusicóloga do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa), Domingos Morais (Professor/Etnomusicólogo do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Manuel Morais (Musicólogo e Professor Associado Jubilado da Universidade de Évora).

Para completar o programa de sábado, dia 10 de novembro, haverá o espetáculo “Violas de Arame Concerto”, pelas 21.00 horas, no Centro Social de Amoreiras-Gare, com entradas gratuitas.

No dia 11 de novembro serão realizadas Oficinas, primeiro com os construtores de Viola Campaniça, Daniel Luz, Orlando Trindade e Fábrica de Cordofones Arte & Música, e depois dedicadas a cada uma das Violas presentes no encontro. As inscrições para as oficinas deverão ser efetuadas através do contacto violasdearame@gmail.com

O Encontro de Violas de Arame terminará, pelas 16.00 horas, com uma sessão de Cante de Improviso: Despique e Baldão, acompanhado à Viola Campaniça, na Taberna do Lagar, S. Martinho das Amoreiras, seguindo-se um Magusto. Durante os dois dias poderá ser visitada uma Exposição de Cordofones, na Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, que dará o devido destaque à Viola Campaniça.

Para informações adicionais contatar Pedro Mestre (969 415 729) ou o e-mail violasdearame@gmail.com

21 Outubro 2018