Odemira: município investe 5,8 milhões na educação

A educação continua a ser um dos pilares estratégicos para o Município de Odemira, que pauta a sua intervenção muito além das competências previstas na Lei, considerando um investimento para o desenvolvimento socioeconómico do território. Mais de 5,8 milhões de euros são investidos pelo Município no presente ano letivo, sendo mais de 2,55 milhões de euros em transportes escolares, ação social, refeições e projetos de promoção do sucesso escolar, a par do valor de 3,25 milhões em obras nos centros escolares de S. Teotónio e de S. Luís.

No âmbito do programa municipal OdeTe – Odemira Território Educativo e inserido no Projeto de Desenvolvimento Sociocomunitário de Educação, o Município implementa na comunidade educativa diversas ações, sendo que alguns projetos vão muito além das estritas competências dos municípios traçadas na legislação em vigor, com vista a afirmar Odemira como um território de excelência no ensino.

No ano letivo 2018/19, no âmbito das suas competências e de projetos de apoio à educação, o Município de Odemira prevê gastar um total de 2.557.300,00€. No âmbito do projeto de promoção do Sucesso Escolar, que inclui diversas ações e projetos, está prevista a verba de 498.300,00€, alvo de financiamento através do Alentejo 2020 / Fundo Social Europeu. Para os transportes escolares e perante a dimensão do território, o Município de Odemira irá assumir 768 mil euros em protolocos com as Freguesias e com a Rodoviário do Alentejo. Para as refeições escolares, o Município de Odemira afeta a verba de 636. 000,00 €. Nas atividades de Apoio à Família são investidos 323 mil euros. Os protocolos com os cinco Agrupamentos de Escolas (para visitas de estudo, material pedagógico e TIC) têm afeto o valor de 109 mil euros. Está previsto o valor total de 100 mil euros para a atribuição de bolsas de estudo e de mérito para alunos do concelho. No âmbito da promoção do ensino articulado de música (na Escola Damião de Odemira e EB 2, 3 de Colos) é protocolado o valor de 35 mil euros com a Escola de Artes do Alentejo Litoral. No âmbito da Ação Social Escolar são atribuídos 5 mil euros para material escolar, bem como 20 mil euros para aquisição dos cadernos de atividades e livros de fichas para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho. O projeto de promoção das Ciências Experimentais conta uma verba de 30 mil euros. Além destes há outros projetos a decorrer ou a iniciar no presente ano lectivo, como o projeto de educação emocional no ensino pré-escolar, o rastreio de daltonismo ou a mobilidade de 55 docentes através do programa Erasmus +.

INVESTIMENTOS DE 3,25 MILHÕES DE EUROS NAS ESCOLAS DE S. LUÍS E S.TEOTÓNIO
Está a decorrer a empreitada de construção do novo Centro de Escolar de S. Teotónio, uma obra a cargo da empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A., num investimento de 1.766.290,00€ (IVA incluído). O novo edifício do 1º Ciclo está a ser construído no recinto da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa. O Município vai iniciar novo procedimento para contratação da empreitada de Ampliação da Escola do 1º Ciclo de S. Luís, num investimento de 1.484.000,00€ (IVA incluído), uma vez que que o primeiro concurso ficou deserto.

OdeTe – Odemira Território Educativo é o programa municipal estruturante na área da Educação, cujo objetivo é afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa. Visa a construção de um território educativo, dentro e fora da Escola, promovendo o potencial das estruturas educativas formais e não formais.

23 Outubro 2018