Odemira com orçamento de 33,1 milhões de euros para 2019

A Câmara Municipal de Odemira aprovou, por maioria, o orçamento para 2019 no valor de 33.130.000,00€. A autarquia continuará a sua política de atuação centrada nas pessoas e no território, com um enfoque especial no estímulo ao empreendedorismo e criação de emprego, nas políticas sociais e culturais, participação cívica e qualificação do território.

O documento foi submetido à aprovação da Assembleia Municipal, no dia 23 de novembro, onde foi aprovado por maioria, depois da aprovação por maioria na reunião da Câmara Municipal realizada no dia 31 de outubro.

Com o compromisso de promover o desenvolvimento, o crescimento e a elevação da qualidade de vida, a Câmara Municipal de Odemira concentra a sua atuação em cinco áreas prioritárias: 1) Desenvolvimento económico e emprego, 2) Inclusão e solidariedade, 3) Intervenção sociocultural, inovação e conhecimento, 4) Participação cívica e gestão pública e 5) Planeamento, qualificação urbana e ambiental.

Para além destas prioridades essenciais, a Câmara Municipal de Odemira continuará a promover um acréscimo de investimento no ordenamento, planeamento, proteção e valorização do território incluindo a qualificação e regeneração urbana, ciente de que estas acrescentam oportunidades e qualidade de vida, eliminando riscos, promovendo a atração de novos investimentos e de riqueza local.

Em 2019, propõe-se igualmente um esforço considerável na manutenção e conservação de uma significativa parte da rede de acessibilidades municipais, com recurso a meios financeiros exclusivamente de origem municipal.

A Câmara Municipal de Odemira dará continuidade à redução local de impostos com o alívio da carga fiscal dos munícipes e empresas. Em 2019, os valores de cobrança de serviços de água, águas residuais e resíduos sólidos, mantêm-se iguais aos preços aplicados desde 2010.

Para além dos investimentos e despesas correntes o município exerce ampla participação em empresas intermunicipais, sociedades anónimas, instituições e associações que expressam a parceria do município em importantes áreas e projetos de interesse municipal, envolvendo elevados meios financeiros. A Câmara Municipal de Odemira continuará a execução de investimentos municipais, condicionando a sua atuação ao equilíbrio financeiro permanente e às oportunidades proporcionadas pelo quadro comunitário (Portugal 2020), procurando maximizar o necessário investimento estruturante.

03 Dezembro 2018