Odemira recebe sete jovens voluntários europeus

Pelo terceiro ano consecutivo, o concelho de Odemira acolhe, até ao outubro de 2019, sete jovens voluntários europeus, oriundos de Itália, França, Turquia e Letónia, no âmbito da candidatura do Município, aprovada e financiada pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, através do programa de Serviço Voluntário Europeu.

Desde outubro passado, os seis jovens contribuem com o seu trabalho para o desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária, estando integrados nas associações Gaia Alentejo (na aldeia de S.Luís), Sociedade Recreativa São Teotoniense (em São Teotónio), Rota Vicentina (em Odemira) e nos Setores da Juventude e da Educação Ambiental do Município de Odemira. A partir de março de 2019 o sétimo voluntário será integrado na ZUT – Associação Cultural (em Santa Clara-a-Velha).

As entidades de acolhimento elaboraram um plano de ação, no qual os voluntários desenvolvem novas competências pessoais e profissionais, em contacto com a nossa cultura e populações.

Através do projeto “Odemira na Europa – Há presente e há futuro aqui”, a par da receção de voluntários, é também contemplado o envio de seis jovens odemirenses para a Europa (Eslovénia, Espanha e França), no verão de 2019, uma oportunidade de viver experiência internacional, que possa enriquecer o seu futuro profissional e pessoal.

06 Dezembro 2018